25.7.19

MATEUS 20,20-28 - OS FILHOS DE ZEBEDEU : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a festa de São Tiago – Maior, Apóstolo. São Tiago foi um dos primeiros a ser chamado por Jesus para segui-lo e acompanha-lo ao longo do seu ministério. Junto com seu irmão João, e Pedro, testemunhou a transfiguração do Senhor no Monte Tabor e a sua agonia no horto de Getsêmani. Entre os apóstolos, foi o primeiro a sofrer o martírio – pelo ano 44 por ordem de Herodes Agripa – e assim deu o supremo testemunho de Cristo crucificado e ressuscitado. Seu santuário em Compostela é lugar muito frequentado de peregrinação desde o século IX até os dias de hoje.
Liturgia

No dia a dia de nossas vidas, gostamos de ser bem acolhidos e quando desenvolvemos uma atividade de interesse comum, gostamos também de ser reconhecidos e recompensados, mas no plano espiritual o bem que fazemos é registrado pelo nosso Deus e Pai e ele nos dará a recompensa... Vovó diria, ‘as continhas de Deus’...

Jesus, foi enviado pelo Pai – Jo 3,16, para nos salvar – Jo 12,47, e a resposta dos irmãos, filhos de Zebedeu em também beber do cálice – paixão e morte de Jesus, eles aquiesceram, concordaram com um só verbo: ‘podemos’... E, Jesus lhes confirma que assim será, mas, quanto ao lugar privilegiado que pedem no Reino do Pai, lhes responde que cabe ao Pai, designar...

                                           


'Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.’ Mateus 20,20-28.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, como humanos frágeis que somos, quando amamos não medimos esforços para estar com a pessoa amada, e com certeza, responderíamos positivamente, como Tiago e João, responderam... Graças Pai, porque apenas o fato de estar com Jesus, mesmo que seja na última fileira, é uma benção e uma graça: a recompensa das nossas boas ações! Esta é a nossa esperança ... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na força de vosso Espírito Santo, ilumina a nossa mente e o nosso coração para compreender que ‘embora afligidos, perseguidos, não seremos vencidos pela angústia e nem perderemos a esperança’, porque confiamos no vosso amparo e proteção’ – 2Cor 4,8-9, hoje e sempre, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a servir com amor e fazer sempre o bem, respeitando-nos mutuamente, sem nada impor, nada exigir, nem esperar em troca, aonde quer que nós estejamos, porque esta é a vontade do Senhor – Mt 7,12, amém!

São Tiago – Maior, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 25 de julho de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa


Nenhum comentário:

Postar um comentário