26.7.19

MATEUS 13,16-17 - FELICIDADE DOS DISCÍPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a memória de São Joaquim e Sant´Ana, pais de Maria Santíssima. Os nomes dos pais da Virgem Maria chegaram até nós através do escrito apócrifo, “O Protoevangelho de Tiago” – século II. O culto de Sant´Ana remonta ao século VI no Oriente, e ao século X, no Ocidente. O culto de São Joaquim difundiu-se a partir do século XIV.
Liturgia

Caríssimos, a intimidade com a palavra de Deus nos favorece tanto na nossa vida, muito além do que podemos imaginar, porque aprendemos a conhecer Jesus mais e melhor e podemos reconhecer o quão amigo misericordioso, fraterno, consolador, ele é conosco... Filho amado do Pai - Mt 3,17 e da Mãe, que ele ama - Jo 19,25-27, desde a minha juventude, sempre me abro com ele e sinto a sua presença amorosa, em todos os momentos, aonde quer que eu esteja...

Jesus hoje diz aos seus discípulos que eles são felizes porque convivem com ele, e sabemos que aqueles o seguiram, o serviram em missão, e até sofreram o martírio de morte, semelhante à dele - Jesus, porque perseveraram... E, porque perseveraram, deixou-nos seus testemunhos de conhecimento e fé, a exemplo de Tiago a respeito dos pais de Maria e graças a estes e ao anúncio da palavra, Jesus Ressurreto, quando revelou a Tomé que também nós - mesmo sem vê-lo, mas porque nele cremos, confiamos e esperamos, seríamos felizes – Jo 20,24-29, e nós o somos, graças a Deus!
                                               


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.' Mateus 13,16-17.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho amado – Mt 17,5! Graças Pai, pela fé e pelos testemunhos dos nossos pais através dos quais, paulatinamente, nos seus gestos e ações, assimilamos, aprendemos, que vós sois nosso Deus-Criador e por nos amar com amor eterno – Sl 136, escolheu Maria, a Cheia de Graça – Lc 1,26-38 para enviar-nos Jesus – Jo 3,16, para nos salvar! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com o coração cheio de amor e gratidão aos pais de Maria, com toda a Igreja vos pedimos: ‘Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Sant´Ana a graça de darem a vida à Mãe do vosso Filho Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus pelas nossas famílias, por nós ‘idosos, em especial também por nós avós, para que a nossa dignidade e experiência de vida possam ser mais valorizadas em nossa casa, e em nossa sociedade.’ Amém!

Brasília-DF., 26 de julho de 2019 
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário