3.7.19

JOÃO 20,24-29 - APARIÇÃO DE JESUS AOS ONZE COM TOMÉ : REFLEXÃO DE ANINHA







A Igreja celebra a festa de São Tomé. Tomé foi o apóstolo que expressou solidariedade a Cristo na última viagem para Jerusalém com as palavras: "Vamos nós também para morrer com ele" - Jo 11,16. Foi em resposta à sua pergunta sobre o caminho para o Pai que o Senhor afirmou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" - Jo 14,5-6. Tomé reparou sua incredulidade sobre a ressurreição do Senhor com a profissão de fé feita oito dias depois: "Meu Senhor e meu Deus" - Jo 20,24-29. O martirológio jeronomiano - Séc. VI comemora a trasladação de seu corpo para Edessa, Síria - atualmente Turquia a 3 de julho. Liturgia

Caríssimos, ontem meditamos sobre a onisciência, onipotência, onipresença de nosso Deus e Pai em Cristo Jesus quando da tempestade com seus discípulos em alto mar – Mt 8,23-27!

Hoje, as aparições de Jesus ressuscitado aos seus discípulos, nos testemunham a ‘experiência direta da realidade de Jesus ressurreto’ àqueles, revelando-nos a sua onisciência com a admoestação à dúvida de Tomé quanto à veracidade do que lhe fora preliminarmente anunciado pelos discípulos e ele não ter acreditado...

Jesus é misericordioso como o Pai o é, misericordioso – Lc 6,36 e se coloca à disposição de Tomé para ser tocado, apalpado,  olhado e assim acreditar... 

                                           


'Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus! ” Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” ‘João 20,24-29.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a acreditar no testemunho dos seus discípulos e na sua palavra pois, 'Jesus, crucificado-ressuscitado, é a plenitude da vossa revelação', caminho, verdade e vida que nos conduz a vós – Jo 14,6! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo fortalecei na fé a vossa Igreja, que somos nós, para que vivenciando a vossa palavra, possamos testemunhá-la e anunciá-la, para um mundo melhor, mais fraterno, de alegria, amor e paz! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a estarmos abertos e receptivos para acolher a verdade do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, amém!

Brasília-DF., 02 de julho de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário