10.7.19

MATEUS 10,1-7 - MISSÃO DOS DOZE : REFLEXÃO DE ANINHA




Verdadeiramente, diz-nos São Paulo, que enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos, mas sobretudo para com os irmãos na fé – Gl 6,10, pois temos com eles mais afinidade, partilhando do mesmo modo de crer, confiar e esperar em nosso Deus e Pai e que, em tese, estariam em unidade conosco... Portanto, nossa responsabilidade para com o nosso próximo está alicerçada na palavra de Jesus no evangelho de hoje, ao instruir, recomendar, os seus discípulos para irem primeiro, aos conterrâneos, denominados ‘ovelhas perdidas’ da casa de Israel, seguida e vivenciada também, pelo apóstolo Paulo na carta aos gálatas...

Jesus, ao abranger as situações na missão que os seus discípulos poderiam encontrar, ensina-lhes a prudência, para que evitassem os pagãos e as cidades dos samaritanos... Similarmente à esta admoestação Jesus nos ensina em Mateus 7,6, a não dar aos cães o que é sagrado, nem atirar pérolas aos porcos...,  ‘porque não se deve propor uma doutrina preciosa e santa a pessoas incapazes de recebe-las bem e que poderiam fazer mau uso dela’.
                                         



'Naquele tempo, Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.' Mateus 10,1-7.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo – Jo 20,28, porque a vossa providência está sobre os justos e sobre aqueles que vos amam e obedecem! Graças Pai, porque ‘o Senhor desfaz os planos das nações e os projetos que os povos se propõem. Mas os vossos desígnios são para sempre, e os pensamentos que o Senhor traz no coração, de geração em geração, vão perdurar, porque o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria – Sl 33, 10-11.18-19’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado na graça e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria para compreender que a nossa ‘vocação de batizados é imitar os apóstolos em anunciar a vinda do Reino dos Céus e atuar na sua manifestação’, em todas as circunstâncias de nossas vidas. Ajuda-nos ó Pai, a ouvirmos Jesus e sermos obedientes seguidores da sua palavra e assim como ele, fazermos a vossa vontade – Jo 4,34; 6,38; 8,29! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘ a fazermos a experiência da alegria do Evangelho, comunicando-a ao mundo com firmeza e convicção’ da nossa fé em Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida que nos conduz ao Pai – Jo 14,6. Amém!

Brasília-DF., 10 de julho de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário