4.7.19

MATEUS 9,1-8 - O PARALÍTICO : REFLEXÃO DE ANINHA






Sabemos que uma pessoa que tenha seus movimentos físicos imobilizados, é considerada paralítica e, portanto, depende da ajuda de outras pessoas para se locomover e ir onde queira... O evangelho de hoje nos apresenta pessoas que provavelmente conheciam as curas, sinais e prodígios operados por Jesus e levam um homem com deficiências físicas, em uma cama e o apresentam a Jesus...

Jesus que tudo sabe e tudo vê dentro e fora de nós – Jo 21,17, pela fé daquelas pessoas demonstrada para com ele, cura primeiro a alma do doente, perdoando-lhe os pecados e ante a crítica dos incrédulos por este ato de amor, Jesus vai além, restituindo a mobilidade e a dignidade do paralítico...
                                            


'Naquele tempo, entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” Então alguns mestres da lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do homem tem, na terra, poder para perdoar pecados” – disse, então, ao paralítico –, “levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. O paralítico então se levantou e foi para a sua casa. Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.' Mateus 9,1-8.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus como o Senhor, é onisciente, perscruta a alma, vê o coração e nos revela tal poder para que nele acreditemos, confiemos e esperemos! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, ilumina a nossa mente e o nosso coração para compreender que como Pai bondoso e misericordioso que sois – Sl 103,13, tens os olhos fixos, voltados para cada um de nós, aonde quer que nós estejamos e nos  devolver, restaurar a dignidade de filhos amados! Ajuda-nos ó Pai, para que o nosso pensar, o nosso ser, o nosso agir, vos sejam agradáveis! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e por todos que sofrem física ou psicologicamente, no corpo e na alma, para que buscando a Jesus, encontrem Nele a mansidão que acalma e a humildade que nos eleva e que nos faz dobrar-se à vontade do Pai – Mt 11,29, quando então seremos curados e salvos! Amém!

Santa Isabel, Rainha de Portugal – 1271-1336, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 04 de julho de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário