27.7.19

MATEUS 13,24-30 - O JOIO E O TRIGO : REFLEXÃO DE ANINHA




Meditamos ontem, Jesus exortando aos discípulos sobre os seus olhos que o viram e os ouvidos que o ouviram, porque lhes fora dado conhecer a revelação dos mistérios do Reino dos Céus – Mt 13,11.16-17, e hoje, ele nos ensina a prudência no bem – Rm 16,19.

Os acontecimentos do nosso dia a dia muitas vezes podem nos levar a tomar decisões precipitadas sem antes discernirmos, avaliarmos a situação, e Jesus nos ensina a prudência, o ponderar as causas e consequências, que poderão advir de nossas atitudes mal refletidas... Ver o todo, ouvir bem e analisar o contexto deve ser o nosso procedimento, para então, decidir o que, como, quando e quanto fazer...
                                          


'Naquele tempo, Jesus contou outra parábola à multidão: “O reino dos céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro’”.' Mateus 13,24-30.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus , graças Pai porque Jesus nos revela que o joio – representado pelo mal, e o trigo – representado pelo bem, sempre existiram e que devemos ter atitudes coerentes que abranjam o todo satisfatoriamente, descartando o que não nos seja útil e conservando o bom – Mt 13,30. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para nos dar sabedoria e discernimento a fim de ‘bem vermos, bem ouvirmos, e considerarmos os valores que nos aproximam uns dos outros, desapegando-nos dos que nos dividem’, porque estão na contramão do bem! Ajuda-nos ó Pai, a sermos 'a boa semente que é a caridade derramada em nós pelo vosso Espírito Santo e espalharmos o amor, a justiça, a fraternidade, a solidariedade, no coração do mundo'. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelos jovens, para que possam sempre valorizar os valores cristãos, conscientes de que só se vence o mal com o bem’. Ajuda-nos Mãe, a assimilar e vivenciar os ensinamentos de Jesus em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

Brasília-DF., 27 de julho de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário