30.7.19

MATEUS 13,36-43 - A LUTA DO BEM CONTRA O MAL : REFLEXÃO DE ANINHA




Um certo dia alguns dos discípulos que caminhavam com Jesus foram embora e ele perguntou aos doze se eles também não queriam partir... Pedro, representando os doze, respondeu a Jesus: “Senhor, a quem iremos? Tens palavras de vida eterna e nós cremos e reconhecemos que és o Santo de Deus” - Jo 6,64s.

Caríssimos, diante desta revelação tão contundente, o ensinamento de Jesus de hoje sobre o joio e o trigo, a luta do bem contra o mal, verdadeiramente, após mais de dois milênios, continua atual em nossos dias...

Temos visto pelas redes sociais que o atual governo brasileiro, dentre outros, tem restaurado, ampliado, duplicado estradas antes cheias de buraco que dificultavam o transporte terrestre dos nossos bens de produção, das fontes produtoras, localizadas no interior, para os centros urbanos de distribuição e venda...

Nesta semana, um cidadão patriota em uma estrada no Estado de Goiás, vizinho aqui de Brasília-DF., filmou parte de uma dessas estradas restauradas uniformemente com asfalto novo, uma beleza, mas, que estava sendo cortado por máquinas, em médios retângulos e quadrados, para serem recapeados, remendados, por maldade, corrupção, Deus o sabe, como o joio hoje, na parábola de Jesus.... Infelizmente, muitas pessoas ainda não ouviram a Palavra de Jesus, ou simplesmente, ignoram-na...
                                        


'Naquele tempo, Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: O Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”. Mateus 13,36-43.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque sois justo e ‘sempre envias vossos anjos para ceifarem o joio excessivo e – quem sabe? – converter um pouco deste joio em trigo, porque “para vós, nada é impossível – Lc 1,37”’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para compreender e saber esperar - como o Senhor,  que ‘cada um de nós é uma semente do Reino. Cristo não semeia joio; do seu bornal, mochila de semeador, só sai boa semente’. Ajuda-nos, ó Pai, a sermos trigo de Cristo, semente do Reino “em meio a uma geração má e corrompida” – Fl 2,15.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘por todos aqueles marginalizados e excluídos de nossa sociedade, vítimas dos interesses egoístas dos que detém o poder, para que façam uma experiência da misericórdia e do amor de nosso Deus e Pai’. Amém!

Brasília-DF., 30 de julho de 2019 

  Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário