A Igreja celebra a Festa de São João, Apóstolo e Evangelista. Filho de Zebedeu – Mc 1,20; Mt 4,21, irmão de Tiago, o Maior - Lc 5,10, discípulo de João Batista – Jo 1,35-41, foi um dos primeiros a passar para o seguimento de Jesus. É o discípulo predileto que, na última ceia, reclinou a cabeça no peito de Jesus – Jo 13,23-25. Testemunha da Transfiguração – Mt 17,1 e da agonia do Senhor – Mc 14,33, está presente ao pé da cruz, onde Jesus lhe confia a Mãe – Jo 19,26-27. Junto com Pedro, viu o sepulcro vazio e acreditou na ressurreição do Senhor – Jo 20,1-9. Evangelista teólogo, penetra profundamente o mistério do Verbo feito homem, cheio de graça e de verdade – Jo 1,1-14. N primeira carta, cume de toda a teologia sapiencial, dá-nos a mais alta definição da divindade: Deus é amor – 1Jo 4,8. Exilado na ilha de Patmos, foi arrebatado em êxtase no dia do Senhor – Ap 1,9-10 e teve as visões que descreveu no Apocalipse, último livro do Novo Testamento. Sua memória em 27 de dezembro é lembrada num “breviário” siríaco de fim do século IV e no martirológio jeronimiano – século VI. Liturgia
Caríssimos, o relato acima, ilumina a nossa mente e o nosso coração sobre quem foi São João Apóstolo, que tanto nos ensina quem é Jesus e Nele, acreditar, confiar e esperar!
'No primeiro dia da semana, Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.' João 20,2-8
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque assim como Jesus nos ensina a sermos como crianças para adentrarmos o Reino dos Céus , ele acolheu com amor fraterno o jovem João que para a humanidade se distinguiu - dentre outros: ao acolher como 'filho', a Mãe de Jesus em sua casa; hoje aqui, pelo respeito e consideração a Pedro, dando-lhe a precedência para entrar no sepulcro e, pelas narrativas do Evangelho, Cartas e o Apocalipse, testemunhando-nos o seu aprendizado e a sua convivência com Jesus! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que pelo apóstolo São João nos revelastes os mistérios do vosso Filho, tornai-nos capazes de conhecer e amar o que ele nos ensinou de modo incomparável. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ‘pelas famílias para que sejam libertas de malquerenças, divisões, hostilidades, e cultivem o amor de Cristo’. Ajuda-nos Mãe, como provavelmente ajudastes o discípulo João que como 'filho' vos acolheu em sua casa – Jo 19,26-27, a fim de conhecermos mais e melhor Jesus Cristo para anunciá-lo e testemunhá-lo em gestos, palavras e ações, às Nações e ao Mundo! Amém!
São João Apóstolo - amado do Senhor, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Brasília-DF., 27 de dezembro de 2019
Ana Pinto de Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário