16.12.19

MATEUS 21,23-27 - A QUESTÃO DA AUTORIDADE : REFLEXÃO DE ANINHA





Caríssimos, dentre outros, Mateus nos relata no capítulo 21, que aos olhos dos sumos sacerdotes e dos anciãos do povo, Jesus ousa praticar ‘atos insólitos no próprio templo: o triunfo messiânico, a expulsão dos traficantes e curas miraculosas’ para as pessoas que se acercam dele, mas, o obscurantismo lhes cega o bom senso e de modo capcioso,  partem para o confronto com Jesus...

Jesus, conhecendo os seus pensamentos e objetivos, lhes responde da mesma forma como eles lhes fazem a pergunta...                                        


‘Naquele tempo, Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: “Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu tal autoridade?” Jesus respondeu-lhes: “Também eu vos farei uma pergunta. Se vós me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. Donde vinha o batismo de João? Do céu ou dos homens?” Eles refletiam entre si: “Se dissermos:'Do céu’, ele nos dirá: ‘Por que não acreditastes nele?’ Se dissermos: 'Dos homens’, temos medo do povo, pois todos têm João Batista na conta de profeta”. Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. Ao que Jesus também respondeu: “Eu também não vos direi com que autoridade faço estas coisas”. Mateus 21,23-27

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina que o respeito, a sinceridade,  o acolhimento e aceitação do próximo que pratica o bem, é agradável ao Senhor, porque a verdade, a harmonia entre irmãos devem ser o nosso propósito de vida... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria e discernimento para ‘reconhecermos os sinais que manifestam a vossa presença’ no meio de nós, em quaisquer circunstâncias de nossas vidas... Ajuda-nos ó Pai, 'a fecundarmos o nosso caminho no seguimento de Cristo', nosso Senhor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, assim como a Senhora acolheu o Anjo Gabriel e ao vosso ‘sim’ nos trouxe o Salvador – Lc 1,26-38, nós vejamos nos irmãos a face de Jesus, amando-nos mutuamente como Ele nos ama – Jo 15,12. Amém!

Brasília-DF., 16 de dezembro de 2019
     Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário