A Igreja celebra hoje a Festa dos Santos Inocentes, Mártires. Os Inocentes, que dão testemunho de Cristo, não com palavras, mas com o sangue, lembram-nos que o martírio é dom gratuito do Senhor. As vítimas imoladas pela ferocidade de Herodes, pertencem, juntamente com Santo Estevão e com o Evangelista João, ao cortejo do Rei Messiânico e lembram a iminente dignidade das crianças na Igreja. A memória deles aos 28 de dezembro é recordada no martirológio jeronimiano – século VI. Liturgia
Nosso Deus é Amor e como Pai que ama seus filhos nos dá o melhor de si para nos ter bem próximos Dele... Assim ele fez ao colocar Adão e Eva no Paraíso, disponibilizando-lhes de quase tudo para usufruírem em benefício próprio, mas, com uma única restrição - que eles não conseguiram cumprir, e a desobediência de ambos fez com que Deus os expulsasse de lá ... Gn 2-3. E, tal desobediência, generalizou-se, quando então os homens e mulheres ficaram como que à mercê de suas próprias vontades, e Deus até se arrependeu de nos ter criado – Gn 6,5-6.
Mas, o Amor cuida e Deus enviou Anjos, Patriarcas, Profetas e, no tempo favorável, enviou seu próprio Filho, Uno com Ele; e infelizmente, a arbitrariedade, a ganância pelo poder, o egoísmo dos homens o perseguiram desde criança, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje:
'Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”. Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: “Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.' Mateus 2,13-18.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque o Senhor se preocupa conosco e queres o melhor para nós e assim como enviastes vosso Anjo para anunciar em sonhos a vossa vontade a José, por duas vezes - Mt 1,18-24; 2,13-14, e José obedeceu, nos envias pessoas amigas para nos ajudar, advertir, admoestar, orientar, alegrar, consolar – bons anjos humanos, no meio de nós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, nesta oitava de Natal, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, hoje os Santos Inocentes proclamaram vossa glória, não por palavras, mas pela própria morte; dai-nos também testemunhar com a nossa vida o que os nossos lábios professam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, pelas ‘gestantes e pelas famílias, a fim de que a vida de cada pessoa seja respeitada desde a concepção até a morte natural’! Ajuda-nos Mãe, a obedecermos a vontade do Senhor e testemunhar ao mundo, o Seu amor misericordioso, fiel... Amém!
Brasília-DF., 28 de dezembro de 2019
Ana Pinto de Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário