26.12.19

MATEUS 10,17-22 - OS MISSIONÁRIOS SERÃO PERSEGUIDOS : REFLEXÃO DE ANINHA






A Igreja celebra a Festa de Santo Estêvão, Diácono, Protomártir. Santo Estêvão é venerado como o primeiro dos mártires cristãos. Os Atos dos Apóstolos mencionam seu exemplar ministério diaconal – At 6-7. Buscou imitar Cristo tanto na vida quanto na morte, entregando seu espírito enquanto perdoava seus algozes – At 7,55.59-60. Liturgia

Caríssimos, como é importante convivermos em uma comunidade que tem fé: amando-nos e respeitando-nos mutuamente uns aos outros... É como um antegozo do céu e eu o testemunho com a certeza de que Deus, verdadeiramente, torna-se íntimo de nós, quando o buscamos ... O bom exemplo de alguns quanto à fé no Senhor inspiram a muitos de nós em querermos agir como eles agem e assim vamos disseminando, multiplicando o amor, a caridade, a esperança, o perdão ...

Os apóstolos de Jesus tiveram essa experiência – At 2,42s e Estevão, primeiro mártir cristão, agiu segundo o exemplo de Jesus, com contrição, humildade, com perseverança na hora do martírio ao ser dilapidado, mas,  focado em sua fé, o Senhor concedeu-lhe a graça de antever e testemunhar Jesus e seu Pai no céu , quando então, ele, Estevão, na iminência de morrer clama ao Senhor que acolha o seu espírito – At 7,55-59.

Infelizmente, passados mais de dois mil anos da vinda de Jesus, a perseguição aos cristãos ainda acontece em muitos lugares no mundo... 

                                      

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: “Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”.' Mateus 10,17-22.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina que neste mundo teremos tribulações, mas que ele venceu o mundo – Jo 16,33, e como Santo Estevão e cristãos martirizados nestes tempos, possamos nós também estar firmes e fortes na fé, cheios de confiança e de esperança em vós e em Jesus - vosso Filho amado, para vos anunciar e testemunhar, aonde quer que nós estejamos... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: “Ensinai-nos, ó Deus, a imitar o que celebramos, amando os nossos próprios inimigos, pois festejamos Santo Estevão, vosso primeiro mártir, que soube rezar por seus perseguidores. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espirito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ‘pelos cristãos perseguidos ao redor do mundo, para que não desfaleçam no testemunho de sua fé’, amém!

Brasília-DF., 26 de dezembro de 2019

    Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário