23.12.19

LUCAS 1,57-66 - NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA : REFLEXÃO DE ANINHA





A amizade é um dom recíproco que nos faz íntimos uns dos outros, e esse liame – deveria ser 24 horas, especialmente, entre o esposo e a esposa, mas conheço casais que não têm essa correspondência ou afinidade entre eles e pasmem-se, pode transformar-se em risco de morte para aquele que omite informar assuntos financeiros pertinentes, à convivência familiar...

Aconteceu, que um esposo tinha conta em um banco e não revelou à esposa – que era dona de casa, a senha pertinente... Ele sofreu uma síncope cerebral e entrou em coma... Ao ir para o hospital era necessário fazer um depósito-caução... A esposa, contou-nos ela – desesperada e muito angustiada com a situação do marido doente, teve que recorrer a um Juiz para conseguir liberar o dinheiro - que seria do casal, para que ela pudesse tê-lo disponível para o bem do próprio esposo...

Caríssimos, o Evangelho de hoje nos revela o liame de amizade - que gera unidade, confiança, harmonia, entre o casal Zacarias e Isabel, quanto ao nome do filho de ambos que iria nascer e, que foi, até motivo de contestação e desconfiança por parte dos presentes, o que depreende-se 
segundo a narrativa de Lucas, ser uma regra geral - usual, o acontecido acima descrito, desde então, entre muitas pessoas... 
                                           

'Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe porém, disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.' Lucas 1,57-66

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque sempre nos chamas para vos servir, e vos agrada que tenhamos fé, disposição e disponibilidade para fazer a vossa vontade, ouvir e meditar a vossa Palavra e assim participar do privilégio de estar sempre em vossa presença, dentre outros, como foi com Maria e José, e hoje com Isabel e Zacarias... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Deus eterno e todo-poderoso, ao aproximar-nos do natal do vosso Filho, concedei-nos obter a misericórdia do Verbo, que se encarnou no seio da Virgem e quis viver entre nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e pelas famílias para que sejam abençoadas e fortalecidas na fé, na misericórdia, no perdão, na confiança mútua, na certeza de que nosso Deus e Pai sabe e deseja conceder-nos o que mais precisamos... Ajuda-nos Mãe, para quando ouvirmos a Palavra do Senhor, sejamos eficientes e prontos no fazer aquilo que Ele nos pede, amém!

Brasília-DF., 23 de dezembro de 2019
     Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário