24.12.19

LUCAS 1,67-79 - O CÂNTICO DE ZACARIAS : REFLEXÃO DE ANINHA




Nosso Deus e Pai nos concede seus dons para que os coloquemos à serviço de todos, anunciando, vivenciando e testemunhando o bem, a graça, o amor que Dele recebemos, ‘sobretudo pelo dom de seu Filho, Jesus que vem habitar entre nós’!

Caríssimos, Zacarias no Evangelho de hoje ao expressar sua gratidão e louvor a Deus pela alegria por já estar idoso, e, ele e sua esposa merecerem a graça de serem pais de João Batista na velhice e participarem também, do cumprimento da promessa de Deus feita aos seus pais, nos ensina a sermos perseverantes na fé e dentre outros, mesmo sem esperanças daquilo que almejamos alcançar, miremo-nos no testemunho de Abraão – Gn 18,1-15; Rm 4,16.21 e hoje, no testemunho de ambos... 

                                         


‘Naquele tempo, Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: "Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam. Ele usou de misericórdia para com nossos pais, recordando-se de sua santa aliança e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos, que, sem temor e libertos das mãos dos inimigos, nós o sirvamos, com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias. E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz". Lucas 1,67-79

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, com toda a Igreja nós vos louvamos e bendizemos... ‘Predito por todos os profetas, esperado com amor de mãe pela Virgem Maria, Jesus foi anunciado e mostrado presente no mundo por São João Batista. O próprio Senhor nos dá a alegria de entrarmos agora no mistério do seu Natal, para que sua chegada nos encontre vigilantes na oração e celebrando os seus louvores.’ Graças, Pai! Louvado e glorificado sejais vós, ó Senhor, agora e para sempre!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e infunde em nossa mente e em nosso coração, compreender, ‘que justificados pela fé, estamos em paz com o Senhor e com Jesus Cristo..., nos gloriando na esperança da vossa glória pois a esperança não decepciona, porque o vosso amor foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado’ – Rm 5,1-2.5. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a reconhecer que ‘a bondade do Senhor Deus de Israel é sem limites e o seu nome é digno de louvor, dando-lhe graças sempre e esperando firmemente na vida eterna com ele’, amém!


Brasília-DF., 24 de dezembro de 2019
     Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário