14.12.19

MATEUS 17,10-13 - A VOLTA DE ELIAS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a memória de São João da Cruz, Presbítero e Doutor, 1542-1591. Está entre os grandes mestres e testemunhas da experiência mística. Entrou para a Ordem dos Carmelitas e teve esmerada formação humanística e teológica. Compartilhou com Santa Teresa de Ávila o projeto de reforma da Ordem Carmelitana, que realizou e viveu com exemplar coerência... Liturgia

Caríssimos, e a história se repete... O ‘povo bem-disposto’ – Lc 1,17 que meditamos ontem – Mt 11,16-19, não reconheceu nos atos de João Batista, a semelhança dos gestos, palavras e ações de Elias quanto à ‘penitência, ao arrependimento, à conversão dos israelitas, que dividiam seu culto e seu coração entre o verdadeiro Deus e os ídolos das nações’...

Os mestres da Lei, conhecedores da Palavra de Deus, suscitaram a curiosidade dos discípulos quanto à Elias e estes, ‘perguntam a Jesus se é assim mesmo: se a vinda do Messias precisa ser preparada pela vinda de Elias. Jesus responde afirmativamente’, conforme a narrativa de Mateus no Evangelho de hoje: 

                                        


‘Ao descerem do monte, os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.' Mateus 17,10-13

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em vosso Filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo! Graças Pai, pela verdade expressa de vossa vontade e pelos testemunhos dos nossos antepassados na Sagrada Escritura, sustento, consolação, remédio, esperança para as nossas almas... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que inspirastes ao presbítero São João da Cruz extraordinário amor pelo Cristo e total desapego de si mesmo, fazei que, imitando sempre o seu exemplo, cheguemos à contemplação da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘a conversarmos habitualmente com Deus, sentindo e vivenciando a consciência de sua presença', assimilando e compreendendo a sua Palavra!  Amém!

São João da Cruz, rogai a Deus por nós para que ‘conceda a cada um de nós o espírito de amor ardente por Cristo que inflamava o vosso coração’ para com ele Jesus, nosso Salvador! Amém!

Brasília-DF., 14 de dezembro de 2019
      Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário