A Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina. Segundo arraigada tradição, a imagem da virgem de Guadalupe apareceu impressa na manta do índio Juan Diego, em 1531, na cidade do México... O culto de Nossa Senhora de Guadalupe propagou-se rapidamente e muito contribuiu para a difusão da fé entre os indígenas. Após a construção sucessiva de três templos ao pé do mesmo cerro, edificou-se o atual, concluído em 1709 e elevado à categoria de Basílica por São Pio X em 1904... Em 1910 São Pio X proclamou-a Padroeira da América Latina e em 1945 Pio XII deu-lhe o título de “Imperatriz da América”. Liturgia
Caríssimos, o mistério divino se faz presente na imagem de Nossa Senhora de Guadalupe ... 'A NASA chamou a imagem da Virgem de Guadalupe vivendo, e, divulgou os resultados do exame relacionado de Nossa Senhora de Guadalupe:
Foi estabelecido, com instrumentos do oftalmologista, que na foto, os olhos das retinas de Mary, quando expostos à luz - semelhantes aos olhos do humano - se expandem e contraem. Os pesquisadores também concluíram que a temperatura do tecido, onde a imagem pode ser observada, é permanentemente de 36,6 graus, como a temperatura do corpo de um humano saudável. A imagem também foi examinada com um estetoscópio. Os cientistas mediram um pulso de 115 batimentos por minuto no cinturão de Mary, o que corresponde ao número de batimentos cardíacos fetais.
Os engenheiros da Nasa também afirmaram que a pintura com a qual a imagem foi feita não existe na Terra e nunca existiu.' Fonte:Tsn.ua.
‘No início do século 20, uma bomba foi detonada ao lado da imagem. Como resultado disso, tudo foi destruído em um grande raio circular, mas a imagem permaneceu intacta’.
A história da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe à Dieguito no México, nos toca profundamente o coração porque nos revela que assim como Jesus está conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28,20, sua Mãe, também está: ao acalmar Dieguito quanto à saúde de seu tio, lhe diz: "Não estou eu aqui, que sou tua Mãe?", e Dieguito ao chegar em casa, seu tio estava curado: ternura e carinho de nosso Deus e Pai, porque são milhares os testemunhos de milagres de suas aparições, doce e terna Mãe, aqui no Brasil em Aparecida – SP., na França, em Fátima Portugal, em Medjugorje – Bosnie e Herzegovina, e etc...
E assim ela, Maria, carinhosa e prestativa, com Jesus em seu ventre, foi visitar sua prima Isabel - grávida já idosa, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:
'Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito és o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu”. Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.' Lucas 1,39-47
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos destes uma Mãe, cheia de graça e bondade, bendita entre todas as mulheres, que como toda mãe que ama seus filhos e quer o melhor para eles, nos dá carinho e colo - Sl 131,2 e nos ensina a sermos misericordiosos, fraternos, solidários e obedientes à vossa Palavra em amar a vós, acima de todas as coisas e aos irmãos como a nós mesmos – Mt 22,34-40! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que nos destes a Santa Virgem Maria para amparar-nos como mãe solícita, concedei aos povos da América Latina, que hoje se alegram com sua proteção, crescer constantemente na fé e alcançar o desejado progresso no caminho da justiça e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa - Nossa Senhora de Guadalupe, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amando-nos mutuamente como Jesus nos ama - Jo 15,12! Amém!
Brasília-DF., 12 de dezembro de 2019
Ana Pinto de Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário