1.5.15

JESUS O CAMINHO - JOÃO 14,1-6 - REFLEXÃO DIÁRIA



As famílias de antigamente eram constituídas de muitos filhos e que maravilha era ver  os filhos e os familiares destes, juntos, reunidos na casa dos pais já idosos; era uma festa, como canta o Salmista: ' Tu que estás sob a proteção do Altíssimo e moras à sombra do Onipotente ...' Sl 91,1


Estarmos todos juntos  'com alegria e simplicidade de coração' como a primeira comunidade cristã - At 2,42 s, também era o desejo de Jesus quando Ele disse:
 " Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas  e apedrejas os que te são enviados, quantas vezes quis eu juntar os teus filhos, como a galinha recolhe seus pintinhos debaixo das asas, e não quiseste!" Mt 23,37

Nosso Deus e Pai quer que todos nós sejamos uma grande família, Família de Deus, sob a Sua proteção, e a palavra de Jesus  sobre Jerusalém, nos dá o sentido literal dessa proteção divina que o Pai nos oferece.

'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim."' Jo 14,1

'Para o cristão, crer em Deus é, inseparavelmente, crer  naquele que ele enviou, "seu filho bem-amado" no qual ele pôs toda a sua complacência (Mc 1,11); Deus nos mandou que o escutássemos (Mc 9,7).' ...

'Podemos crer em Jesus Cristo porque ele mesmo é Deus, o Verbo feito carne: "Ninguém jamais viu a Deus: o Filho unigênito, que está voltado para o seio do Pai, este o deu a conhecer" (Jo 1,18). Por ter ele "visto o Pai" (Jo 6,46): ele é o único que o conhece e pode revelá-lo (Mt 11,27).'
CIC 151

E prossegue Jesus: " Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós." Jo 14, 2-3

'O símbolo dos céus nos remete ao mistério da Aliança que nós vivemos quando rezamos ao nosso Pai. Ele está nos céus, que são sua Morada; a Casa do Pai é, portanto, nossa "pátria".

'Foi da terra da Aliança que o pecado nos exilou (Gn 3) e é para o Pai, para o céu, que a conversão do coração nos faz voltar. Ora , é no Cristo que o céu e  a terra são reconciliados, pois o Filho "desceu do céu", sozinho, e para lá nos faz subir om ele, por sua Cruz, sua Ressurreição e Ascensão.' CIC 2795

'O Senhor faz justiça, dá o direito aos oprimidos. Revelou seus caminhos a Moisés e suas obras aos filhos de israel - Sl 103,7, mas muitos não compreenderam ...

E o Senhor Nosso Deus e Pai, tanto amou o mundo que enviou Jesus seu Filho único - Jo 3,16, para nos reconciliar com Ele, porque Ele quer que todos nós sejamos salvos.



E Jesus, concluindo, disse aos seus discípulos:' E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.' Tomé disse a Jesus: 'Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?' Jesus respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim." Jo 14,4-6

                                                       
Pois, ' Só aquele que "saiu do Pai" pode "retornar ao Pai": Cristo (Jo 16,28). "Ninguém jamais subiu ao céu a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem" (Jo 3,13). 
Entregue às suas forças naturais, a humanidade não tem acesso à "Casa do Pai" (Jo 14,2), e à vida e à felicidade de Deus.'

' Só Cristo pôde abrir esta porta ao homem, "de sorte que nós, seus membros, tenhamos a esperança de encontrá-lo lá onde Ele, nossa cabeça e nosso princípio, nos precedeu"'.
CIC 661. Amém!

Hoje, Dia do Trabalho, a nossa homenagem a todos que com dignidade exercem  - em meio a um grupo de pessoas, ou sozinhos - seus dons, em prol do sustento de suas famílias, crescimento e desenvolvimento do nosso Brasil.

Oremos pelos que procuram por uma atividade, um trabalho, rogando a São José, o carpinteiro de Nazaré e o protetor dos operários que interceda ao Senhor Nosso Deus e Pai por todos que estejam nesta situação.

Famílias de Deus: que São José, 'faça-nos reconhecer a  importância do trabalho como contribuição ao plano divino da salvação'.

Brasília-DF., 1º de maio de 2015
     Ana Miranda Bessa
    


                                         



Nenhum comentário:

Postar um comentário