21.2.18
LUCAS 11,29-32 - O SINAL DE JONAS : REFLEXÃO DE ANINHA
Muitos pais que amam seus filhos, quando os repreendem por alguma travessura importuna, ou desobediência, para adverti-los de seus erros contam até três, antes de impor-lhes um castigo e o fazem, pausadamente, 1...., 2.... e antes do 3, aqueles obedecem, temendo serem castigados...
Assim foi com os habitantes da cidade de Nínive quando a maldade ali praticada ‘chegou até Deus’... Mas, como Deus é Pai bondoso, compassivo, misericordioso, incumbiu Jonas para levar-lhes a mensagem de advertência do castigo iminente. Teriam até 40 dias, para se arrependerem e se converterem ... Os nobres e o povo, acolheram a advertência e Deus viu as suas boas obras e os poupou do mal que lhes ameaçara fazer – Jn 1-3.
E, providencialmente, três são os capítulos que compõem a narrativa de Jonas, como 3 são os sinais dos pais aos seus filhinhos...
Nosso Deus e Pai nos ama infinitamente e como os céus distanciam-se da terra, assim é a sua misericórdia para os que o respeitam – Sl 103,11! Como bons filhos, devemos obedecer, porque o seu amor de Pai, enviou-nos Jesus – Jo 3,16, como sinal desse amor e da sua presença no meio de nós, como Jonas o foi para os ninivitas, conforme nos narra Lucas no evangelho de hoje:
'Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.' Lucas 11,29-32.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, graças Pai, porque, diariamente, com os olhos da fé, podemos ver e tocar Jesus, sinal eterno do vosso amor para conosco ‘no sacrifício da cruz, o qual se renova todas as vezes que a assembleia se reúne para a ceia eucarística’, como o próprio Jesus a instituiu, para que a fizéssemos em sua memória – Lc 22,19-20! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo dai-nos sabedoria e infunde em nossas mentes e em nossos corações, reconhecermos a vossa presença entre nós para ‘buscarmos somente a vós e ao vosso reino’! Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a seguirmos o vosso exemplo, correspondendo ao amor de Deus como a Senhora o fez, na obediência da Sua Palavra e no fazer a Sua Vontade - Lc 1, 38; Mt 12,49! Amém!
Brasília-DF., 21 de fevereiro de 2018
Ana Miranda Bessa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário