10.2.18

MARCOS 8,1-10 - SEGUNDO MILAGRE DO PÃO : REFLEXÃO DE ANINHA





Jesus nos deixou a Eucaristia pedindo-nos que a fizéssemos em sua memória – Lc 22,19-20 e a Igreja em obediência à sua palavra a realiza em todas as Santas Missas, como “fonte e ápice de toda a vida cristã” – LG 11.

Caríssimos, sabemos que toda fonte boa produz um bem que beneficia e irmana a todos .... E a ela vamos, para usufruir o que ela tem e o que está, a nos oferecer....

Jesus,  fonte da vida e do amor, da misericórdia e da compaixão que procedem do Pai - Sl 103, saciou em primeiro lugar os seus irmãos no “âmbito judaico” quando realizou o primeiro milagre do pão – Mt 14,13-21, estendendo-o aos pagãos, como nos narra Marcos no evangelho de hoje:

'Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: “Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não tem nada para comer. Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”.

                                         



 Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?” Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete”. Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que os distribuíssem. E eles os distribuíam ao povo. Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta.'  Marcos 8,1-10.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pela ‘comunhão da mesa e da vida’ que jesus estende a cada um de nós que acredita, confia e espera nele! Graças, Pai, porque Jesus Ressurreto, ratifica este procedimento para com os discípulos de Emaús que o reconheceram ao partir o pão – Lc 24,13-35! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito infunde em nós a sabedoria e o entendimento de que tudo que temos procede de vós, ó Pai, e está a nosso serviço ... Ajuda-nos Pai, a sermos compassivos e misericordiosos como sois - Lc 6,36, para que nos abramos à partilha e sejamos ‘sinais de solidariedade e de amor ao próximo’! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelas pessoas que nestes tempos sofrem ‘com a falta de alimento, de saúde e de recursos’ que lhes possibilitem ter uma vida digna de filhos amados do Pai! Amém!

Santa Escolástica – Virgem. Itália, 480-547, irmã de São Bento, contemplativa, caridosa e prestativa, fundou o Mosteiro das Beneditinas, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Brasília-DF., 10 de fevereiro de 2018 

              Ana Miranda Bessa

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário