15.2.18

LUCAS 9,22-25 - PRIMEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO. TOMAR A CRUZ E SEGUIR JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA :






Tudo que somos, temos e amamos, é o resultado, a consequência de uma conquista, fruto do caminho que escolhemos percorrer - Dt 30,15-20; Salmo 1!

Nossos pais nos ensinaram deveres e obrigações para vivenciá-los, primeiramente em família ..., assim como o Estado nos impõe Leis para cumpri-las, em sociedade...

A disciplina é necessária em tudo que formos empreender, realizar, e o mesmo acontece com a nossa vida espiritual afim de mantermos o liame de amor, de bondade, de nosso Deus Pai-Criador para conosco, e nós com ele, amando-o e aos irmãos – Mt 22,34-40.

Jesus é o caminho, a verdade e a vida que nos conduz ao Pai – Jo 14,6 e para sermos agraciados com  a sua misericórdia, buscar a nossa conversão é o caminho para ser feliz e nele confiar, crescer e desenvolver no amor que ele tem por cada um nós... É preciso despojarmo-nos do homem velho, apegado às coisas deste mundo e carregarmos a nossa cruz para adentrarmos em sua glória, como ele mesmo nos ensina no evangelho de hoje, narrado por Lucas:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “O Filho do homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
                                    



 Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?”' Lucas 9,22-25.

Diz-nos a Igreja que ‘A conversão se realiza na vida cotidiana através de gestos de reconciliação, do cuidado dos pobres, do exercício e da defesa da justiça e do direito – Am 5,24; Is 1,17, pela confissão das faltas aos irmãos, pela correção fraterna, pela revisão de vida, pelo exame de consciência, pela direção espiritual, pela aceitação dos sofrimentos, pela firmeza na perseguição por causa da justiça. Tomar a sua cruz, cada dia, e seguir a Jesus é o caminho mais seguro da penitência – Lc 9,23.' CIC 1435.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque nos amas com amor eterno – Sl 136 e em Jesus nos resgatastes e nos reconciliastes convosco – Hb 9,15; Gl 4,1-7; 1Pd 1,19, 2Cor 5,18! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo dai-nos sabedoria para discernirmos a vossa palavra e o que o Senhor quer e espera de cada um de nós! Ajuda-nos Pai a carregarmos a nossa cruz dia a dia, que em Cristo, nos une e nos conduz a vós! Pai, ‘tornai-nos fiéis guardiões da vida e defensores dos mais vulneráveis e dai-nos coragem e perseverança no seguimento de Jesus’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a seguirmos o caminho do bem e da justiça em benefício de todos, guiando-nos e aos irmãos, para ganharmos a vida nova em Cristo – 2Cor 5,17! Amém!

Brasília-DF., 15 de fevereiro de 2018
             Ana Miranda Bessa


                             

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário