26.2.18
LUCAS 6,36-38 - O PERDÃO E A GENEROSIDADE : REFLEXÃO DE ANINHA
O amor multiplica o bem, a harmonia, a generosidade, a fraternidade, virtudes que edificam o nosso modo de ser e de agir para com o outro e que agradam ao Pai! Deus, quando nos criou, achou bom e disse que nos multiplicássemos, deixando-nos seus mandamentos para que os seguindo, fôssemos felizes – Gn 1,26s; Sl 1; Mt 22,34-40!
Jesus nos ensina que tudo que queremos que os homens nos façam, façamos nós a eles, pois esta é a Lei e os Profetas; conhecida como a Regra de Ouro, dizem-nos os Teólogos que sua existência, remonta desde a antiguidade, especialmente no judaísmo – Tb 4,25 e outros, mas sob a forma negativa... Jesus e, depois dele, os escritos cristãos, dão a essa máxima a forma positiva que é bem mais exigente – Mt 7,12!
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.' Lucas 6,36-38.
Caríssimos, diz-nos a Igreja, dentre outros, que ‘... Observar o mandamento do Senhor é impossível se quisermos imitar, de fora, o modelo divino. Trata-se de participar, de forma vital e “do fundo do coração”, na Santidade, na Misericórdia, no amor de nosso Deus. Só o Espírito que é “nossa Vida” – Gl 5,25 pode fazer “nossos” os mesmos sentimentos que teve Cristo Jesus – Fl 2,1.5. Então torna-se possível a unidade do perdão ...’ - CIC 2841’: perdoar, para sermos perdoados, como o Senhor hoje nos pede!
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças, ó Pai, pela vossa imensa glória! Pai, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós! Graças Pai, porque o Senhor nos ama tanto que nos enviou Jesus para nos ensinar a sermos compreensivos com a conduta dos irmãos para conosco, e não julgar; a sermos misericordiosos, generosos, abertos e receptivos para acolher e ajudar com nossos dons e bens a todos, indistintamente! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, infunde em nossas mentes e em nossos corações o amor, o perdão 'para que não julguemos nem sejamos injustamente julgados’! Dai-nos, ó Pai, sabedoria e entendimento para que alicerçados na vossa palavra e nos ensinamentos de Jesus façamos a vossa vontade! Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula e mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe e às nossas famílias, para que sejamos exemplos e testemunhas do amor, da generosidade e da misericórdia do Pai, aonde quer que nós estejamos, amém!
Brasília-DF., 26 de fevereiro de 2018
Ana Miranda Bessa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário