19.2.18

MATEUS 25,31-46 - O JUÍZO FINAL : REFLEXÃO DE ANINHA






Todo aprendizado tem começo, meio e fim... E depois, a perseverança no exercício do que apreendemos e as atualizações, como por exemplo o MBA, na área profissional; retiros, seminários, na vida religiosa ... Os israelitas no deserto, quando saíram da escravidão do Egito, na ausência temporária de seu líder Moisés que subira à montanha para falar com Deus, retornaram aos costumes pagãos, sabemos o que lhes aconteceu – Ex 32...

A quaresma, como os quarenta dias de Jesus no deserto, para nós cristãos, é um tempo de atualizar o nosso aprendizado ao fazermos um recolhimento penitente, caritativo, para fortalecemo-nos na fé, vencendo as tentações do nosso dia a dia para poder vivenciar com alegria, a Páscoa da Ressurreição!

O evangelho de hoje quando Jesus nos exorta à pratica da caridade para ajudarmos os menos favorecidos, 
visitarmos os doentes e dentre outros, os presos, eu tinha uma certa resistência, mas graças a Jesus e à Campanha da Fraternidade que abordava o assunto naquele ano, participei da Pastoral Carcerária e semanalmente visitávamos a Delegacia Policial do nosso bairro, onde se encontravam muitos prisioneiros... 

Quanto à minha resistência, o Senhor me inspirou que o anúncio de sua Palavra e o meu testemunho de vida e de fé, poderiam levá-los ao arrependimento de seus maus atos e à conversão, e assim o fiz... E o Senhor me agraciou com um belo testemunho de um dos detentos, que me faz lembrar a alegria que existe no céu, por um só pecador que se arrepende – Lc 15,4-7! 

                                                  


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando o Filho do homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’ Então o rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que, todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’              Depois o rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. E responderão também eles: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, como estrangeiro ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ Então o rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna”.' Mateus 25,31-46. 

Diz-nos a Igreja que ‘O Reino pertence aos pobres e aos pequenos, isto é, aos que o acolheram com um coração humilde. Jesus é enviado para “evangelizar os pobres” – Lc 4,18; 7,22. Declara-os bem-aventurados pois “o Reino dos Céus é deles” – Mt 5,3; foi aos “pequenos” que o Pai se dignou revelar o que permanece escondido aos sábios e aos entendidos – Mt 11,25. Jesus compartilha a vida dos pobres, desde o estábulo até a cruz; conhece a fome - Mc 2,23-26; Mt 21,18, a sede – Jo 4,6-7; 19,28 e a indigência – Lc 9,58. Mais ainda: identifica-se com os pobres de todos os tipos e faz do amor ativo para com eles a condição para se entrar no seu Reino – Mt 25,31-46.’ CIC 544.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, sois bondoso, compassivo, misericordioso para conosco – Sl 103,13; nos amas com amor eterno – Sl 136 e nos enviastes Jesus – Jo 3,16 para nos ensinar a vos amar e a amar o próximo como a nós mesmos – Mt 22,34-40! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, dá-nos sabedoria e discernimento para como as ovelhas que escutam a voz de seu pastor, nós escutemos a voz do Senhor - Jo 10,27-30! Ajuda-nos, ó Pai, a fazermos a vossa vontade, colocando os nossos dons e bens à serviço do vosso Reino de Amor, especialmente para com os irmãos mais necessitados, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula caridosa e prestativa, nosso exemplo e mestra - Lc 1,39-56, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a perseverarmos com ardor no bem e na caridade, porque esta, cobre uma multidão de pecados - 1Pd 4,7-11! Amém!

Brasília-DF., 19 de fevereiro de 2018
          Ana Miranda Bessa


                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário