17.2.18

LUCAS 5,27-32 - VOCAÇÃO DE LEVI : REFLEXÃO DE ANINHA






Pessoas com olhos que veem, ouvidos que escutam, coração que acolhe, sempre vigilantes e atentas aos acontecimentos circundantes, podem, regra geral, reconhecer, distinguir e discernir as ações, atividades, daquelas que as realizam, executam, fazem...

Levi, trabalhava com o público, cobrando impostos e devia ter informações da atuação benéfica de Jesus para com todos... E, vendo-o passar, seus olhares se cruzaram e Jesus lhe diz “segue-me”, como o diz agora para cada um de nós que o ama, o acolhe, acredita, confia e espera nele!

Que a palavra de Jesus - testemunhada pelo próprio Levi, hoje Mateus – Apóstolo do Senhor, revigore as nossas forças para testemunharmos a sua bondade e misericórdia, aonde estivermos:

'Naquele tempo, Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles.


                                             


 Os fariseus e seus mestres da lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?” Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”. Lucas 5,27-32.

Diz-nos a Igreja que ‘Jesus escandalizou os fariseus ao comer com os publicanos e os pecadores - Lc 5,30 com a mesma familiaridade de quando comia com eles – Lc 7,36; 11,37;14,1. Contra os que, dentre os fariseus, estavam “convencidos de serem justos e desprezavam os outros” – Lc 18,9; Jo 7,49; 9,34, Jesus afirmou: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento” – Lc 5,32. Foi mais longe ao proclamar diante dos fariseus que, sendo o pecado universal – Jo 8,33-36, os que pretendem não necessitar de salvação estão cegos para a sua própria cegueira – Jo 9,40-41.’ – CIC 588.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças, ó Pai, pela vossa imensa glória! Graças Pai, porque como pecadores que somos, Jesus nos enche de alegria e de esperança ao dizer-nos que veio para nos chamar para a conversão e sermos merecedores da vida abundante que está reservada para nós – Jo 10,9-10! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria e entendimento para reconhecermos as nossas faltas e reconciliarmo-nos convosco! Dai-nos, ó Pai, olhos de ver e enxergar, ouvidos de ouvir e escutar, coração de entender e compreender a vossa palavra e fazer a vossa vontade! Ajuda-nos Pai, a servir e seguir Jesus, glorificar o vosso santo nome– Jo 12,26, vos anunciar e testemunhar em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e pelas famílias para que tenham comida farta em suas mesas e eduquem seus filhos no seguimento de Jesus! Amém!

Brasília-DF., 17 de fevereiro de 2017
             Ana Miranda Bessa


                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário