6.2.18

MARCOS 7,1-13 - DISCUSSÃO SOBRE AS TRADIÇÕES FARISAICAS : REFLEXÃO DE ANINHA






A Lei foi feita para todos e o seu pleno cumprimento deveria ser aplicado indistintamente... Sabe-se, no entanto, que aqui no Brasil o ‘jeitinho brasileiro’ de o administrar, governar, conduzir, em todos os seguimentos, segue a balda: ‘aos amigos, tudo, aos demais, a Lei’ ...

Mas este comportamento é criticado por muitos e a mídia nestes tempos, tem destacado, acabar com o tal ‘foro privilegiado’ que beneficia o seguimento político e um de nossos ministros do supremo tribunal, disse que o ‘Judiciário passou a ser refúgio de quem não tem razão’!

Jesus, que sabe tudo, vê e perscruta o nosso interior, a nossa alma, quanto às nossas verdadeiras intenções - Jo 21,17, revela as imperfeições dos fariseus e mestres da lei que querem impor restrições segundo os seus costumes, àqueles que não fazem parte de seus círculos, como nos narra Marcos no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus.Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 

                                   



Os fariseus e os mestres da lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus a fim de guardar as vossas tradições. Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, consagrado a Deus’. E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. Assim vós esvaziais a palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”'. Marcos 7,1-13.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, sabemos que as boas tradições nos ajudam a caminhar na fé! Graças Pai, porque Jesus nos ensina a não colocarmos as tradições humanas acima do bem, da bondade, da misericórdia que o Senhor quer e espera de cada um de nós perante vós e perante os irmãos...Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, pela força de vosso Espírito Santo, infunde em nossa mente e em nosso coração o zelo pela vossa Palavra! Ajuda-nos Pai, a exercitarmos a prática do amor e da justiça para salvaguardar e beneficiar o direito de todos! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelos filhos mal-agradecidos que muito receberam de seus pais e hoje 
idosos-aposentados, para não os ajudarem esporadicamente,  os criticam -  Eclo 3,12.16, 'a aprenderem a viver com o que ganham'! Muito triste!

Brasília-DF., 06 de fevereiro de 2018
        Ana Miranda Bessa


                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário