24.2.18

MATEUS 5,43-48 - AMOR AOS INIMIGOS : REFLEXÃO DE ANINHA





Os satélites, a internet, através dos canais de comunicação podem nos revelar e nos mostrar os acontecimentos no mundo, como Jesus disse a seus discípulos para proclamarem abertamente a palavra sobre os telhados - Mt 10,26-27, as antenas estão aí para comprovar-nos ...

Sabe-se que o mal sempre existiu desde que o mundo é mundo, motivado pela ganância de poder, pelo egoísmo, inveja, competição, vanglória... E a mídia, diariamente nos mostra as tribulações e sofrimentos que passam muitos filhos de Deus, por causa da maldade humana, ainda existente no mundo...

Nosso Deus e Pai, enviou-nos Jesus para ensinar-nos a sua vontade de como alcançarmos a ‘integridade de vida, orientando-nos a fazê-la pelo amor que o Pai em Cristo, nos revelou’, amando-nos uns aos outros; perdoando-nos, mutuamente, como Deus em seu Filho amado, nos perdoou – Jo 4,34; 6,38; 13,34; Ef 4,32. 

                                     

                              
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo, amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.' Mateus 5,43-48.

Diz-nos a Igreja que ‘A Lei evangélica dá pleno cumprimento aos mandamentos da Lei. O Sermão do Senhor, longe de abolir ou desvalorizar as prescrições morais da Lei antiga, dela tira as virtualidades ocultas e faz surgir novas exigências; revela toda a sua verdade divina e humana. Não lhe acrescenta novos preceitos exteriores, mas vai até o ponto de reformar a raiz dos atos, o coração, onde o homem faz a opção entre o puro e o impuro – Mt 15,18-19, onde se formam a fé, a esperança e a caridade e, com elas, as outras virtudes. O Evangelho, deste modo, leva a Lei à plenitude imitando a perfeição do Pai celeste – Mt 5,48, pelo perdão dos inimigos e pela oração pelos perseguidores, seguindo o modelo da divina generosidade – Mt 5,44.’ CIC 1968.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus quer que sejamos perfeitos, como vós, ó Pai, sois perfeito! Graças Pai, porque Jesus Luz do mundo quer iluminar a todos que nele acreditam, confiam e esperam! Graças, Pai, porque Jesus é o Caminho pelo qual podemos trilhar, confiantemente; é a Verdade, porque faz a vossa vontade e nos ensina a fazê-la; é a Vida plena e a estende para que nós a tenhamos também e assim possamos participar do vosso reino de Amor – Jo 8,12; 14,1-2.6! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, ‘purifica-nos e renova-nos Senhor. Ajuda-nos, ó Pai, a buscarmos a santidade e sermos bondosos, generosos, misericordiosos , perseverantes na oração e no amor mútuo para com os irmãos... Livra-nos Pai da vingança, da intolerância, do ódio', contra aqueles que nos perseguem! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos anunciadores da vida nova que Cristo veio nos trazer neste tempo de conversão, para nos levar à salvação – 2Cor 5,17; 6,1-2! Amém!

Brasília-DF., 24 de fevereiro de 2018

              Ana Mirada Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário