8.2.18

MARCOS 7,24-30 - A MULHER SIRO-FENÍCIA : REFLEXÃO DE ANINHA





Quando a bordo de um avião comercial que se prepara para o voo, além das instruções que ficam à nossa frente, comissários nos mostram em caso da falta de ar, pouso na água, como usar o equipamento de oxigênio, a almofada sob nós, e as portas de saída do avião em caso de emergência... Recomenda-nos que se formos ajudar crianças ou pessoas inabilitadas ao nosso lado, precavemo-nos primeiro para atende-las...

Em nosso cotidiano, com nossos filhos ou familiares, nas situações de perigo, preocupamo-nos preliminarmente com eles, mas devemos estar preparados para poder ajudar...

Jesus, ao responder à mãe siro-fenícia que foi ao seu encontro para interceder pela filha possessa, expôs-lhe esta condição preliminar de beneficiar os mais próximos, mas o amor pela filha, a fé em Jesus para restituir a integralidade e a dignidade dela, filha, aliadas à sua reverência e humildade, foram mais fortes e a inspiraram para justificar à Jesus sua pequenez, que levou Jesus a se compadecer e atende-la, como nos narra Marcos, no evangelho de hoje:


'Naquele tempo, Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. 
                                             


A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.' Marcos 7,24-30.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos trouxe vida e vida em abundância – Jo 10,10! Graças Pai, porque Jesus nos ouve, nos atende e acolhe a todos que o procuram em suas necessidades! Respeitando o costume judaico, que não permitia ir à casa de pagãos,  os cura à distância pela onisciência e poder de sua palavra, como curou o criado do centurião – Mt 7,5-13 e hoje, libertou do mal, a filha da mulher siro-fenícia! Graças, Pai! Glórias e louvores a vos, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo infunde em nossa mente e em nosso coração a fé, para acolher e amar a vossa palavra, porque é viva, eficaz, eterna e pode salvar as nossas vidas – Hb 4,12; Jo 6,68-69; Tg 1,21. Ajuda-nos, ó Pai, quando mesmo atendidos e socorridos em situações de enfermidades ou risco de morte, busquemos Jesus em oração, aonde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelos ‘pais e mães que sofrem com os filhos enfermos ou envolvidos com drogas e práticas ilícitas’. Amém!


Brasília-DF., 08 de fevereiro de 2018
              Ana Miranda Bessa

                               

Um comentário:

  1. Gosto desse site
    Sábia explicação, DEUS abençoe a todos e livre de todo o mal.

    ResponderExcluir