22.2.18

MATEUS 16,13-19 - PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Festa da Cátedra de São Pedro.  Inspirado por Deus, Pedro reconhece Jesus como o Messias. Celebrando a Cátedra de Pedro, professemos também nós a nossa fé no enviado do Pai e peçamos-lhe a graça de testemunhá-lo com palavras e obras.
Liturgia

A perseverança em tudo que abraçarmos, empreendermos, nos possibilita aprender e consolidar, para vivenciar e conhecer adequadamente o conteúdo objeto da nossa escolha ou que nos é disponibilizado, apresentado...

Quando estudantes, é exigido de nós, uma avaliação do nosso aprendizado, o ‘feedback’ do que nos foi ensinado...

Jesus escolheu, convidou doze homens para ajudá-lo na missão... Os instruiu, quando então, para saber o que eles diziam dele, perguntou-lhes, quem era ele... Pedro, por vontade de Deus, sob a ação do Espírito Santo revelou ser ele, Jesus, o Messias, o Filho do Deus vivo, como nos narra Mateus, no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 

                                              


Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.' Mateus 16,13-19.

Caríssimos, verdadeiramente,  a escolha de Pedro para reger a Igreja de Deus, foi feita pelo próprio Deus que o inspirou a dar a resposta à Jesus e Jesus, aprovando-a, porque divina, a ratificou, decretou, consolidou!

Portanto, ‘A Igreja é apostólica: está construída sobre fundamentos duradouros: “Os doze Apóstolos do Cordeiro” – Ap 21,14; ela é indestrutível – Mt 16,18; é infalivelmente mantida na verdade: Cristo a governa através de Pedro e dos demais apóstolos, presentes nos seus sucessores, o Papa e o colégio dos Bispos.’ CIC 869.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos criastes e nos conheces integralmente – Sl 139 e para nos resgatar e reconciliar convosco nos enviastes Jesus, vosso amado Filho 2Cor 5,18; Jo 3,16; Mt 17,5! Graças Pai, porque no tempo favorável do Senhor, Jesus fundou a vossa Igreja e designou Pedro para administrá-la, confirmando-a há mais de dois mil anos, o 266º Papa Jorge Mario Bergoglio, o nosso querido Papa Francisco! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, infunde em nós, buscar-vos mais amiúde na oração, na palavra, na Eucaristia, afim de vos conhecermos melhor para vos anunciar e testemunhar em Cristo Jesus, aonde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos pedras vivas a edificar a Igreja do Senhor e evangelizar o mundo, amém! 


São Pedro, Apóstolo, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo ! Amém!

Brasília-DF., 22 de fevereiro de 2018

              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário