24.4.18

JOÃO 10,22-30 - A FESTA DA DEDICAÇÃO : REFLEXÃO DE ANINHA








Sabemos que nosso Deus e Pai é família, com Jesus, o Espírito Santo, Anjos e Santos – assim acreditamos; nos criou para sermos e vivermos em famílias e em comunidade, apoiando-nos e ajudando-nos, mutuamente – Gn 1,26; 11,7; At 4,32s... E como é bom, gratificante, estarmos juntos uns com os outros, como irmãos...

Sabemos que Jesus, também nos deixou o exemplo de orarmos ao Pai – Lc 21,36; de estarmos no Templo,  ao qual ele comparecia desde o colo materno quando de sua Apresentação por José e Maria – Lc 2,22s; 
participarmos das  suas celebrações  dentre outros, como nos narra João no evangelho de hoje: 

'Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do templo. Era inverno. Jesus passeava pelo templo, no pórtico de Salomão. Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”. Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais.

                                         



 As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna, e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu essas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”.' João 10,22-30.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque o testemunho daqueles que conviveram com Jesus, fortalece a nossa fé e nos livra das incertezas e da incredulidade com relação a alguns dos seus conterrâneos que mesmo vendo as suas boas obras, duvidavam da sua identidade divina, como Filho do Altíssimo - Sl 82,6, o Messias esperado, enviado por vós - Jo 3,16! Graças, Pai, porque nós não vimos Jesus, mas acreditamos ser Ele, o vosso Filho amado, Uno convosco – Mt 17,5; Jo 10,30, e como ovelhas de seu rebanho nele confiamos e esperamos, pois é o nosso Bom Pastor – Sl 23 que nos conduz pela mão! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-os o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e nos dê sabedoria e discernimento para acolhermos a Palavra de Jesus com fé, esperança e amor e permaneçamos fiéis, no Senhor! Ajuda-nos Pai, para que a vossa mão esteja conosco para vivenciarmos, em gestos, palavras e ações o exemplo dos primeiros cristãos - At 11,19-26, anunciando e testemunhando ao mundo, a boa-nova do Senhor Jesus! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, para que à exemplo e semelhança da Senhora, as ‘famílias vivam como testemunhas autênticas do evangelho e os fiéis da comunidade sejam livres das intrigas e da discórdia, da ignorância e do erro a respeito da fé’. Amém!

Brasília-DF., 24 de abril de 2018

        Ana Miranda Bessa
                           
                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário