30.4.18
JOÃO 14,21-26 - A VIDA DOS QUE CREEM : REFLEXÃO DE ANINHA
O amor no coração dos homens e mulheres no mundo que respeitam o próximo, que são verdadeiros no que agem e falam, representa a maioria, mas a mentira de uns poucos, prejudicam, fazem mal a muitos, como o dito popular apregoa: ‘algumas gotas de limão, azedam um copo cheio de água boa’, assim os mentirosos – pessoas do mal, atuam para prejudicar as pessoas de bem...
'O Antigo Testamento atesta: Deus é fonte de toda verdade. Sua Palavra é verdade – Pr 8,7; 2Rs 7,28. Sua lei é verdade – Sl 119,142'; a sua misericórdia veio em auxílio da humanidade, dando-lhe a esperança e a perspectiva de viver uma vida nova em Cristo, como Pedro que sob a ação do Espírito Santo ao responder à pergunta de Jesus, diz-lhe “Senhor, a quem iremos? Tens palavras de vida eterna e nós cremos e reconhecemos que tu és o Santo de Deus” – Jo 6,67s.
Caríssimos, é preciso acreditar, amar, reconhecer em Jesus, o caminho, a direção certa que nos conduz a Deus para uma vida plena, acolhendo, guardando, meditando sua Palavra, seus mandamentos e praticando-os para sermos amados por Jesus e pelo seu Pai, como nos narra João no evangelho de hoje:
'Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?”
Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”. João 14,21-26.
Diz-nos a Igreja que ‘Em Jesus Cristo a verdade de Deus se manifestou plenamente. “Cheio de graça e verdade” – Jo 1,14, ele é a “luz do mundo” – Jo 8,12, é a Verdade – Jo 14,6. “Para que aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” – Jo 12,46. O discípulo de Jesus “permanece na sua palavra” para conhecer “a verdade que liberta” – Jo 8,32 e santifica – Jo 17,17. Seguir Jesus é viver do “Espírito da verdade” – Jo 14,17 que o Pai envia em seu nome – Jo 14,26 e conduz “à verdade plena” – Jo 16,13. Jesus ensina a seus discípulos o amor incondicional da verdade: “Seja o vosso ‘sim’, sim, e o vosso ‘não’, não” – Mt 5,37.” CIC 2465/6.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos enviastes Jesus, para anunciar a vossa Palavra, ensinando-nos a fazer a vossa vontade! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo, amor que procede de vós e de Jesus para que repouse sobre nós e nos dê sabedoria e discernimento para entendermos a vossa Palavra, guardando-a em nossas mentes e em nossos corações, para vivenciá-la no nosso dia a dia! Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos sinceros, verdadeiros, coerentes no nosso modo de ser e de agir, perseverantes com a fé que professamos e sob a ação do Espírito Santo, sejamos agradáveis ao Senhor e por Ele amados! Amém!
Brasília-DF., 30 de abril de 2018
Ana Miranda Bessa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário