19.4.18

JOÃO 6,44-51 - ENSINADOS POR JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA




Sabemos que as parábolas são enunciadas para fazer comparações com um objeto concreto, palpável, ou um assunto peculiar a algo que conhecemos, que seja familiar ao nosso convívio, para que sirva de parâmetro, destinado a ilustrar, exemplificar um ensinamento novo para um melhor entendimento daquilo que se pretende expor...

Os Profetas sob a ação do Espírito Santo e Jesus, assim o fizeram... A história do etíope, ministro de Candace - rainha da Etiópia, com Filipe retrata bem esta analogia, em Atos 8,26-40, que não tendo entendido a parábola do cordeiro imolado, anunciado pelo Profeta Isaías 53,7-8, Filipe lhe esclarece, ele a compreende, se converte ao cristianismo e pede para ser batizado...

Jesus nos diz ser o pão que desceu do céu... O pão concreto, feito da farinha do qual nos alimentamos, assim como sustenta o nosso corpo, Jesus o pão vivo descido do céu, alimenta a nossa alma; permanece em nós e nós permanecemos nÊle, porque o Pai está nÊle e Ele está no Pai – Jo 6,56; 10,38, doce e sublime mistério de amor do Pai em Cristo, para conosco!

'Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído vem a mim. Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 
                                                 



Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer nunca morrerá. Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.' João 6,44-51.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a compreender o sentido real e profundo de suas palavras para aceitarmos e fazermos a vossa vontade; reconhecermos que verdadeiramente Ele é o vosso Filho amado no qual o Senhor pôs toda a vossa complacência – Mc 1,11! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito, dai-nos a compreensão de que na Eucaristia, 'o pão do céu e o vinho – cálice da salvação, o Corpo e o Sangue de Cristo, que se entregou para a vida do mundo, já não são alimentos comuns, mas nos dão a realidade última, o corpo do Senhor ressuscitado, que nos faz seus membros a fim de que nos transformemos naquilo que recebemos', e porque acreditamos, confiamos e esperamos em Jesus, assim fazemos em sua memória – Jo 6,51; Lc 22,19-20! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores e ajuda-nos Mãe ‘a sermos cada vez mais fiéis com o alimento da Palavra e do Pão da vida eterna’, amém!

Brasília-DF., 19 de abril de 2018

           Ana Miranda Bessa

                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário