12.12.18

LUCAS 1,39-47 - MARIA VISITA ISABEL : NOSSA SENHORA DE GUADALUPE - REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe Padroeira da América Latina. Mãe do Senhor e de toda a humanidade, Maria, sob o título de Guadalupe, manifesta-se em nosso continente como protetora dos pequenos e defensora dos oprimidos. Sua imagem apareceu impressa no manto do índio São João Diego em 1531, período de grande opressão espanhola no México. A Virgem de Guadalupe interceda junto a Jesus por seus filhos e filhas latino-americanos.
Liturgia

Caríssimos, verdadeiramente nosso Deus e Pai nos ama e cuida de nós ... E, assim como Jesus nos revelou que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28,20, na pessoa de sua Mãe - que com ele no seu seio visitou Isabel, Ele também está e vem com ela visitar todos os povos que clamam a Deus nas suas necessidades, angústias, aflições...

O mistério divino da presença de Maria entre nós - como nossa Mãe, e assim ela se identificou à
 Juan Diego no México em 1531, não confunde os corações de quem crê, confia e espera na onisciência e onipresença do Senhor... E, dentre outros, no Brasil, em Aparecida – SP, aos três pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, no rio Paraíba em 1717. 

'Naqueles dias Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 

                                           


Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito és o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.' Lucas 1,39-47.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque somos vossos filhos amados e assim como o Senhor é Uno com Jesus, com o Espírito Santo, o é com Maria, e a certeza dessa unidade também conosco e com ela, está devidamente alicerçada e testemunhada na imagem de Maria estampada em Guadalupe, e na imagem, milagrosamente encontrada no rio, aqui em Aparecida, seguida da pesca abundante, em tempo escasso de peixes... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e unção de vosso Espírito Santo, como filhos e filhas amados do Senhor, oramos com toda a Igreja: ‘Ó Deus, que nos destes a santa Virgem Maria para amparar-nos como mãe solícita, concedei aos povos da América Latina, que hoje se alegram com sua proteção, crescer constantemente na fé e alcançar o desejado progresso no caminho da justiça e da paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa – Nossa Senhora de Guadalupe, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Brasília-DF., 12 de dezembro de 2018
             Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário