10.12.18

LUCAS 5,17-26 - O PARALÍTICO : REFLEXÃO DE ANINHA





A veracidade bíblica das promessas, profecias de nosso Deus e Pai aos Profetas, se cumpriram em Jesus Cristo - dentre outros em Isaías 35,1-10, seu Filho amado, uno com ele – Mt 17,5; Jo 10,30!

‘Deus vem sempre com a intenção de nos salvar, trazendo vida e dignidade a todos. Vendo com os olhos da fé, descobrimos as coisas maravilhosas que o Senhor realiza em favor da humanidade. A fé em Jesus, é o caminho reto e fecundo que nos leva a buscar seu auxílio em nossas fraquezas e necessidades.’
Liturgia

São João nos revela que Jesus é Deus – Jo 1,1 e nele está o Espírito Santo, amor que procede do Pai, força que cura e liberta e nos liberta do mal – Lc 4,18-19. Dentre outros, a multidão e a Hemorroíssa cheios de fé que tocaram Jesus, ficaram curados de suas enfermidades – Lc 6,19; 8,46!

Lucas nos traz hoje a ação de pessoas do paralítico que em vista do bloqueio humano que as impossibilitava de trazê-lo até Jesus, inovaram de modo inusitado ao descê-lo pelo telhado para ficar diante de Jesus e em virtude de tamanha fé, o paralítico teve seus pecados perdoados; Jesus curou a sua paralisia e restaurou a sua dignidade ...

'Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar. Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
                                           


Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?" Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”. Lucas 5,17-26.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai pela vossa imensa glória! Graças Pai, porque a vossa bondade e misericórdia em Cristo se estende a todos que acreditam, confiam e esperam em vós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo dai-nos olhos de ver e perceber as vossas maravilhas no meio de nós... Ajuda-nos, ó Pai, a vivenciar a vossa Palavra para testemunhá-la e anunciá-la aonde estivermos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel do Senhor, caminha conosco Mãe e nos leve à Jesus, Caminho, Verdade e Vida que nos conduz ao Pai – Jo 14,6! Amém!

Brasília-DF., 10 de dezembro de 2018
             Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário