3.12.18

MATEUS 8,5-11 - A FÉ DO OFICIAL ROMANO : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Memória de São Francisco Xavier – Missionário da Ásia. Francisco – Espanha, 1506 – China, 1552 conviveu com santo Inácio de Loiola e fez parte do núcleo de fundação da Companhia de Jesus. Considerado por muitos o maior missionário da época moderna, pôs o evangelho em contato com as grandes culturas orientais. Celebrando sua memória, rezemos por todos os que anunciam a Boa-Nova do Reino.
Liturgia

Existem pessoas quando indagadas sobre a possibilidade de realizar um favor para quem delas se aproxima e pede, preferem, por uma questão de comodidade para si mesmas, responder que não podem ...

Existem pessoas que à primeira vista dizem 'não', mas mediante um argumento de quem necessite de atenção e auxílio, resolve acatar ... Pode ocorrer também, que a própria interpelada refletindo um pouco mais, mude de ideia...

A primeira situação gera constrangimento de quem pede e a segunda, gera esperança ...

O centurião romano ao abordar Jesus e expor-lhe a situação do seu servo, recebe a certeza de ter o seu pedido acolhido... À aquiescência de Jesus pronta e imediata deixou o oficial sem ação  e ele sente-se indigno; professa sua fé e confiança na onisciência e onipresença de Jesus em poder curar o seu servo à distância e com tal revelação, ele tem a sua fé elogiada por Jesus, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo ao meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”.
                                                                 



Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Em verdade vos digo, nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. Eu vos digo, muitos virão do oriente e do ocidente e se sentarão à mesa no reino dos céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.' Mateus 8,5-11.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus é bondoso, misericordioso para com todos; nos revela estar sempre disponível para nos acolher, vir em nosso auxílio e atender as nossas necessidades – Mt 28,20! Graças Pai, porque embora não vejamos Jesus, ele nos revela que felizes somos, porque não o vemos, mas nele acreditamos – Jo 20,28! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para compreender que verdadeiramente Jesus está conosco em todas as circunstâncias de nossas vidas, ele ouve a nossa oração, ‘nos mostra vossos caminhos e nos diz a Palavra que nos cura e nos confirma na fé’, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos sempre gratos ao Senhor por nos curar e nos libertar de nossas enfermidades e tribulações; conceder-nos salvação e dar-nos a esperança de sentarmo-nos à sua mesa no reino dos céus. Amém!

São Francisco Xavier, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!


Brasília-DF., 03 de dezembro de 2018
               Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário