18.12.18

MATEUS 1,18-24 - JOSÉ ESPOSO DE MARIA : REFLEXÃO DE ANINHA




A convivência amiúde com pessoas queridas, nos possibilita conhecê-las melhor e mesmo diante de uma postura, conduta, que nos choque, magoe, devemos buscar um esclarecimento junto a elas para entender o contexto e as razões de seu procedimento para conosco...

O Evangelho de hoje nos ensina isso de um modo bem tranquilo, conveniente e convincente... José, ao invés de falar com Maria, abandonou-a em segredo... Mas José era um homem justo, bom, temente a Deus e por não compreender o que estava acontecendo com Maria, recolheu-se em si mesmo e nessa atitude de aquietar-se, silenciar-se, Deus veio ao seu encontro para orientar, consolar – Sl 46,11 e assim, em sonho, se revelou a José...

'A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo.
                                           


Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.' Mateus 1,18-24.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós, Senhor! Graças Pai, porque sois onisciente, onipotente, onipresente - Sl 139 e vens em nosso auxílio, como viestes a José em favor de Maria e assim se cumpriram as vossas promessas... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e discernimento para acolher a vossa orientação e fazer a vossa vontade em todas as circunstâncias de nossas, especialmente nas situações que fogem à nossa compreensão para com os mistérios do Senhor! Ajuda-nos Pai, a estarmos atentos, vigilantes, abertos e receptivos aos vossos ensinamentos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, pelas famílias, pelas ‘gestantes e por todas as mães, cumulando-nos da alegria’ da convivência harmoniosa, sincera e do entendimento mútuo entre nós, amém!

Brasília-DF., 18 de dezembro de 2018
             Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário