24.12.18

LUCAS 1,67-79 - O CÂNTICO DE ZACARIAS : REFLEXÃO DE ANINHA





Caríssimos, estamos às portas do Natal, e isso é motivo de muita alegria e expectativa, pois está prestes a chegar o momento em que o Pai nos envia seu Filho, sol nascido do alto. Liturgia

Sabemos que amor edifica, se multiplica aonde está, inunda a tudo e a todos como o ar que respiramos, e assim como meditamos a visita de Maria a Isabel, com Jesus em seu seio virginal – repleta do Espírito Santo e da graça de Deus, e a sua presença fez Isabel ficar cheia do Espírito Santo, depreende-se que seu esposo Zacarias também, tenha ficado repleto do Espírito Santo – Lc 1,39-45.

Diz-se que ‘quem canta reza duas vezes’ e isso é verdadeiro, porque para cantar, precisamos conhecer não só a letra, mas o estilo musical da mesma, e Maria em gratidão às maravilhas que o nosso Deus e Pai fez em sua vida, cantou, em Lc 1,46-56, como canta hoje Zacarias – pai de João Batista, sob o ação do mesmo Espírito Santo que está em Maria:

Naquele tempo, Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, profetizou, dizendo: "Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. Fez aparecer para nós uma força de salvação na casa de seu servo Davi, como tinha prometido desde outrora, pela boca de seus santos profetas, para nos salvar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam. Ele usou de misericórdia para com nossos pais, recordando-se de sua santa aliança e do juramento que fez a nosso pai Abraão, para conceder-nos que, sem temor e libertos das mãos dos inimigos, nós o sirvamos, com santidade e justiça, em sua presença, todos os nossos dias.
                                                             



E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois irás adiante do Senhor para preparar-lhe os caminhos, anunciando ao seu povo a salvação, pelo perdão dos seus pecados. Graças à misericordiosa compaixão do nosso Deus, o sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que jazem nas trevas e nas sombras da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz". Lucas 1,67-79

Diz-nos a Igreja que ‘São João Batista é o precursor imediato do Senhor – At 13,24 enviado para preparar-lhe o caminho – Mt 3,3. “Profeta do Altíssimo” – Lc 1,76, ele supera todos os profetas – Lc 7,26, deles é o último – Mt 11,13: inaugura o Evangelho – At 1,22; Lc 16,16; saúda a vinda de Cristo desde o seio de sua mãe – Lc 1,41; encontra sua alegria em ser “o amigo do noivo” – Jo 3,29, que designa como “o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo” – Jo 1,19. Precedendo a Jesus, “com o espírito e o poder de Elias” – Lc 1,17, dá testemunho dele por sua pregação, seu batismo de conversão e seu martírio – Mc 6,17-29.’ CIC 523

Pai Santo, Deus Eterno e todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia porque tudo fizestes para nos resgatar e reconciliar convosco, enviando-nos Jesus, vosso Filho amado – Jo 3,16; Mt 17,5, e por isso com toda a Igreja cantaremos eternamente o vosso amor – Sl 89! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai amado, na graça de vosso Espírito Santo, ‘revigorai em nós a certeza de que não caminhamos à nossa própria sorte’, porque o Senhor está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20! Ajuda-nos Pai a acreditar, confiar e esperar em vós e 'plantados no Senhor, floresçamo-nos e frutifiquemos' na força do vosso amor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a reconhecer a presença benevolente e compassiva do Senhor ‘cheio de amor e majestade, concedendo aos que o esperam, o dom da humildade e da paz’. Amém!

Brasília-DF., 24 de dezembro de 2018
             Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário