29.12.18

LUCAS 2,22-35 - APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO : REFLEXÃO DE ANINHA





A história da nossa salvação é pautada no tempo através de cada evento divino específico, devidamente profetizado e realizado ... Assemelha-se, dentre outros, à construção de uma casa arrojada, bela e forte, assim como o próprio Jesus nos ensina a construir sobre a rocha, previamente projetada, alicerçada em escavação profunda para se tornar segura – Lc 6,47.

Lucas nos narra a obediência dos pais de Jesus à lei de Deus, desde Moisés... E nosso Deus e Pai enviou o Espírito Santo, através do profeta Simeão – At 28,25 para testemunhar diante de Maria e José a veracidade das profecias do seu Plano de Salvação em Jesus Cristo, como Luz das Nações – Lc 2,32; Jo 8,12! E Simeão profetizou que Jesus seria causa de queda e de reerguimento para muitos em Israel e um sinal de contradição, e que Maria sofreria, quando uma espada de dor transpassaria a sua alma. E assim aconteceu - Jo 18-20!

Acolhamos a Palavra que nos salva e nos revela a Luz, que é Jesus:

'Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos –, como está ordenado na lei do Senhor. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão veio ao templo.
                                           


Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.' Lucas 2,22-35.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças Pai pela vossa imensa glória! Graças Pai, porque ‘Simeão proclama o cerne da atividade de Jesus: trazer luz e salvação à humanidade’, graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo infunde em nossa mente e em nosso coração, compreender os vossos mistérios;  ‘guardar e vivenciar os vossos mandamentos’ aonde quer que nós estejamos! Incentiva-nos, ó Pai para ‘darmos continuidade ao vosso projeto’ de amor, irradiando a luz de Cristo! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a fazermos a vontade do Pai para sermos merecedores da salvação que nos trouxe Jesus! Amém!


Brasília-DF., 29 de dezembro de 2018
              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário