28.12.18

MATEUS 2,13-18 - A FUGA PARA O EGITO : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa dos Santos Inocentes, Mártires. Com esta festa, a Igreja quer celebrar o martírio dos Inocentes, vítimas da ferocidade de Herodes. Em nossos dias, muitos inocentes, continuam sendo vítimas da miséria, das drogas, da exploração e do abandono.
Liturgia.

No cotidiano de nossas vidas a Palavra de Deus nos ensina que devemos estar atentos, vigilantes – Mt 24,42; Mc 13,33. O estarmos atentos ao chamado e aos sinais do Senhor, nos devem levar também à atitude de obediência, agilidade e prontidão no fazer, realizar, executar o que nos é sugerido, solicitado...

Maria, na Anunciação do Anjo ao ser noticiada pelo Anjo que Isabel estava grávida na velhice, ‘saiu apressadamente’ para estar com ela – Lc 1,36-40; José também assim o fez para com a gravidez divina de Maria, acolhendo-a como esposa – Mt 1,19-24!

E, no Evangelho de hoje, o Anjo pede prontidão de atitude e de ação de José – que o obedece, para proteger o menino Jesus das mãos de Herodes, como nos narra Mateus:

'Depois que os magos partiram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.

                                     



 José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu filho”. Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: “Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.' Mateus 2,13-18.

Diz-nos a Igreja que ‘A fuga para o Egito e o massacre dos inocentes – Mt 2,13-18 manifestam a oposição das trevas à luz: “Ela veio para o que era seu, mas os seus não a colheram” – Jo 1,11. Toda a vida de Cristo estará sob o signo da perseguição. Os seus compartilham com Ele – Jo 15,20 esta perseguição. Sua volta do Egito – Mt 2,15 lembra o Êxodo – Os 11,1 e apresenta Jesus como o libertador definitivo. CIC 530’.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pelos bons Anjos que o Senhor coloca em nossas vidas... Assim como Maria foi um Anjo para Isabel, levando-lhe Jesus e o Espírito Santo e José foi um Anjo Bom na vida de Maria e Jesus, o Senhor também nos envia Anjos para estarem conosco e nos proteger, ajudar... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para compreender os vossos avisos e sinais que nos livram do mal e dos maus Herodes, com a vossa graça e com o vosso amor. Ajuda-nos Pai a estarmos atentos e vigilantes aos acontecimentos à nossa volta... Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e pelas crianças para que recebam amor, educação e instrução, tenham a comida diária, acolhimento, atenção, para que cresçam e se desenvolvam com dignidade, como filhos e filhas amados do Senhor! Ajuda-nos Mãe a seguirmos vosso exemplo em docilidade e escuta da Palavra e assim fazermos a vontade do Pai. Amém!

Brasília-DF., 28 de dezembro de 2018
             Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário