13.12.18

MATEUS 11,11-15 - JESUS DÁ TESTEMUNHO DE JOÃO BATISTA : REFLEXÃO DE ANINHA





Nosso Deus e Pai nos cumula de dons e virtudes e nos envia para realizar a sua vontade – Is 41,13-20.

Deus tem uma atenção especial para com o menor do Reino, demonstrando-nos seu interesse para com todos aqueles que buscam, se esforçam e perseveram, apesar de todos os obstáculos, para participar do seu Reino de Amor!

Na história da nossa salvação, João Batista encerra o ciclo da ‘Aliança Antiga, tornando-se sucessor do último dos profetas, Malaquias, cuja última profecia ele cumpre – Ml 3,23, a respeito de Elias, revelada hoje por Jesus no Evangelho narrado por Mateus 11,14-15.                                             


'Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no reino dos céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. Com efeito, todos os profetas e a lei profetizaram até João. E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. Quem tem ouvidos ouça”.' Mateus 11,11-15.

Diz-nos a Igreja que ‘São João Batista é o precursor imediato do Senhor – At 13,24, enviado para preparar-lhe o caminho – Mt 3,3.” Profeta do Altíssimo” – Lc 1,76, ele supera todos os profetas – Lc 7,26, deles é o último – Mt 11,13: inaugura o Evangelho – At 1,22; Lc 16,16; saúda a vinda de Cristo desde o seio de sua mãe – Lc 1,41; encontra sua alegria em ser “o amigo do noivo” – Jo 3,29, que designa como “o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo” – Jo 1,29. Precedendo a Jesus “com o espírito e o poder de Elias “– Lc 1,17, dá testemunho dele por sua pregação, seu batismo de conversão e seu martírio – Mc 6,17-29.’ CIC 523

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós! Graças Pai, porque tudo que somos e temos, procedem do Senhor e Jesus nos ensina a perseverar no vosso caminho mesmo ‘diante das dificuldades e desafios’ advindos da nossa adesão ao Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo ‘ajuda-nos Senhor a valorizar os pequeninos do Senhor e servir aos necessitados, para crescermos no amor ao vosso Reino’ e merecermos nele, um dia estar, com o Senhor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos coerentes em palavras e ações e darmos ‘testemunho de vivência cristã’, em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém! 


Santa Luzia, Virgem e Mártir. Itália, 283-304, martirizada por ser cristã a mando do imperador Diocleciano, rogai a Deus por nós, pela boa e perfeita visão dos nossos olhos, e por 'todos os cristãos perseguidos', para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Brasília-DF., 13 de dezembro de 2018
             Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário