26.12.18

MATEUS 10,17-22 - PERSEVERAR SEMPRE : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a festa de Santo Estêvão – Diácono e Protomártir. Estevão  - séc.1º - foi um dos sete diáconos escolhidos pelos apóstolos para o serviço da comunidade e o primeiro dos mártires cristãos. Nele se realiza, de modo exemplar, a figura do mártir como imitador de Cristo, pois perdoa aos seus algozes e entrega a Deus seu espírito. Celebrando a festa do primeiro mártir da Igreja, rezemos pelos cristãos perseguidos. Liturgia

A história de Estevão deve nos servir de exemplo porque dela provem a perseverança na fé em Jesus Cristo; na oração, que a exemplo de Jesus devemos praticar e no perdão - At 6,8-10;7,54s, quando então, como Estevão, poderemos testemunhar a nossa esperança e confiança no Senhor da Vida!

Aos dezoito anos de idade passei pela experiência de morte em um afogamento... Ao sentir que meus pulmões não suportariam, abandonei-me à minha sorte em vista da iminência de morrer, sem desespero, nem aflição e orei a Jesus, como ele orou na cruz ao Pai: ‘Senhor, em tuas mãos entrego o meu espírito’, e nesse exato momento fui salva e aqui testemunho a presença real de Jesus nas pessoas que me salvaram, e não somente a mim, mas a mais duas outras: meu cunhado e uma amiga...

Jesus advertiu a seus apóstolos quanto às perseguições que sofreriam e eles as suportaram segundo o seu exemplo, como Estevão, no evangelho de hoje. Estevão morreu, mas nos revelou a presença amorosa não só de Jesus, mas do Pai e do Espírito Santo, testemunhando-nos que Jesus não nos abandona, como não me abandonou...

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: “Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações.                                    


Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados em como falar ou o que dizer. Então, naquele momento, vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. Vós sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”.' Mateus 10,17-22.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘a vossa Palavra nos encoraja a enfrentar com confiança as dificuldades e incompreensões e perseverar na fidelidade ao nome de Jesus’. Graças, Pai! Glórias e louvores, a vós Senhor!

Pai Amado na unção de vosso Espírito Santo, ‘fortificai a nossa fé e o amor de todos nós, especialmente das famílias que vivenciam as alegrias e os mistérios natalinos’. Ajuda-nos, ó Pai, a perseverar na vossa Palavra, meditando-a, testemunhando-a em gestos, palavras e ações de caridade e anunciando-a em todas as circunstâncias de nossas vidas.

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que ‘o nascimento de Cristo nos anime a ser testemunhas fiéis e perseverantes do seu Reino de amor’. Amém!

Santo Estevão, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 26 de dezembro de 2018

              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário