28.2.19

MARCOS 9,41-50 - O ESCÂNDALO : REFLEXÃO DE ANINHA






Nosso Deus e Pai é bondoso, é misericordioso e justo... Ele faz Justiça e dá o Direito aos oprimidos – Sl 103,6. Conhecedores que somos de Deus, quer de sua justiça, quer de sua misericórdia, devemos pautar a nossa conduta, o nosso modo de ser, segundo a sua vontade, mas, se por ventura, a negligenciarmos, cabe-nos o arrependimento sincero do que fizemos, convertendo-nos e buscando o seu perdão, a sua misericórdia...

Caríssimos, 'haverá um juízo a respeito do que fazemos', portanto, o cortar nossos membros, seria como eliminar os nossos pecados, pedindo a Deus ‘para que mais uma vez ele tenha piedade de nós, pisando aos pés nossas faltas, nossos pecados, lançando-os no fundo do mar’ – Mq 7,19, para seguirmos o caminho certo – Sl 1, que como filhos amados, nosso Deus e Pai, quer e espera de cada um e nós!

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. E se alguém escandalizar um desses pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.

                                 



 Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, ‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros. ' Marcos 9,41-50.

Diz-nos a Igreja que ‘ Jesus fala muitas vezes da “Geena”, do “fogo que não se apaga” – Mt 5,22.29; 13,42.50; Mc 9,43-48, reservado aos que recusam até o fim da sua vida crer e converter-se, e no qual se pode perder ao mesmo tempo a alma e o corpo – Mt 10,28. Jesus anuncia em termos graves que “enviará os seus anjos, e eles erradicarão do seu Reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade, e os lançarão na fornalha ardente” – Mt 13,41-42, e que pronunciará a condenação: “Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno!” – Mt 25,41.’ CIC 1034.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai, porque Jesus nos ensina a vivenciarmos os bons valores para segui-lo, como a caridade, a generosidade, a fraternidade para com os irmãos... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na força de vosso Espírito Santo, infunde em nós a sabedoria para compreender que devemos ser fraternos, solidários com os irmãos, amando-nos e respeitando-nos mutuamente, uns aos outros... Ajuda-nos, ó Pai, ‘na vivência da fé e na prática do amor’ para fazermos a vossa vontade e sermos merecedores de participarmos da vossa morada eterna – Jo 14,1-3! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, que em tudo fez a vontade do Pai – Mt 12,50, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a ‘buscarmos a santidade em nossas vidas’, praticando a caridade, acolhendo a todos, indistintamente, amém!

Brasília-DF., 28 de fevereiro de 2019
              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário