15.4.19

JOÃO 12,1-11 - A UNÇÃO EM BETÂNIA, PRELÚDIO DE MORTE : REFLEXÃO DE ANINHA





Todos nós sabemos que vamos morrer e quando, só Deus conhece a hora e o dia que Ele irá nos chamar... Cada pessoa tem a sua fé, o seu jeito de ser e de crer...

A história da nossa salvação, a fé em Deus e em nosso Senhor Jesus Cristo e o testemunho que herdamos de nossos pais, imprimiram em nós cristãos, a esperança da Ressurreição para uma vida nova em Cristo – Mc 10,45; 2Cor 5,17 e assim acreditamos, confiamos e esperamos!

Jesus, em Betânia, ao ter seus pés ungidos de perfume por Maria, suscitou em Judas Iscariotes criticar tal gentileza e gratidão de Maria para com Jesus - por ter ressuscitado seu irmão, Lázaro... E Jesus, ao justificar o gesto de amor de Maria para com ele, conhecia Judas e sabia, o que de fato se passava no seu coração... E Jesus, ao afirmar que pobres sempre os teríamos, incumbe-nos com a missão de solidariedade em sempre ajudá-los, por compaixão e misericórdia...
 

'Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.
                                   



Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: “Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia da minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”. Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, porque por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.' João 12,1-11.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos louvamos e vos agradecemos por tudo que somos e temos, porque reconhecemos que procedem do Senhor! Graças Pai, porque Jesus nos ensina a sermos fraternos com os pobres... Ensina-nos também, a aceitar a morte com serenidade, preparando-se em oração no Getsêmani – Mc 14,32-42, e na hora do Senhor, se deixou levar como cordeiro – Is 52,7. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, dai-nos a graça e a força de vosso Espírito Santo e infunde em nossa mente, em nosso coração, compreendermos ‘que o Senhor é a nossa luz e salvação; e que não há nada a temer, porque o Senhor é a proteção da nossa vida – Sl 27,1 e está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20”! Ajuda-nos Pai, a sermos generosos com os pobres em suas necessidades, não só com palavras, mas com ações concretas que os dignifiquem, como nossos irmãos e filhos amados do Senhor, porque a recompensa do bem que aqui praticarmos, é vossa – Lc 14,14! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte, amém! Ajuda-nos Mãe, a reconhecer a imagem de Jesus nos pobres, nossos irmãos – Mt 25,40, ajudando-os, em todas as circunstâncias de nossas vidas! Amém!


Brasília-DF., 15 de abril de 2019
  Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário