8.4.19

JOÃO 8,12-20 - JESUS, LUZ DO MUNDO : REFLEXÃO DE ANINHA




Aprendemos na Catequese, desde tenra idade, dentre outros, os significados dos antônimos luz e trevas, verdade e mentira; sendo luz e verdade, implícitas no coração de nosso Deus e Pai, causadoras do bem... E, trevas e mentira, como ações más, provenientes do diabo – Jo 8,44.

Nosso Deus e Pai é a Verdade – Pr 8,7, e na verdade devemos caminhar – Sl 119,30. Jesus deu testemunho da verdade e roga ao Pai que santifique seus discípulos na verdade – Jo 17,17.19!

Jesus é Luz e a estende a cada um de nós – Mt 5,14-16, a fim de brilharmos como astros aos irmãos – Fl 2,15, para que as Nações caminhem, em sua luz – Ap 21,24!

Nós acreditamos em nosso Deus Pai-Criador e em Jesus Cristo, seu Filho amado – Mt 17,5, porque as palavras de Jesus, oriundas do Pai, são palavras de vida eterna – Jo 6,86... Mas, alguns fariseus contemporâneos do Senhor, não acreditaram nele e perderam a graça de verem em Jesus, a imagem do próprio Deus – Jo 1,1; 10,38; 12,45; 14,9; Cl 1,15!
                                              


'Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”. Então os fariseus disseram: “O teu testemunho não vale, porque estás dando testemunho de ti mesmo”. Jesus respondeu: “Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque sei de onde venho e para onde vou. Mas vós não sabeis donde venho nem para onde vou. Vós julgais segundo a carne, eu não julgo ninguém, e se eu julgo, o meu julgamento é verdadeiro, porque não estou só, mas comigo está o Pai, que me enviou. Na vossa lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. Ora, eu dou testemunho de mim mesmo e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim”. Perguntaram então: “Onde está o teu Pai?” Jesus respondeu: “Vós não conheceis nem a mim nem o meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai”. Jesus disse estas coisas enquanto estava ensinando no templo, perto da sala do tesouro. E ninguém o prendeu, porque a hora dele ainda não havia chegado.' João 8,12-20

Diz-nos a Igreja, que ‘Em Jesus Cristo, a verdade de Deus se manifestou plenamente. Cheio de graça e verdade – Jo 1,14, Ele é a “luz do mundo” – Jo 8,12, é a verdade - Jo 14,6. Aquele que crê nele não permanece nas trevas – Jo 12,46. O discípulo de Jesus permanece em sua palavra para conhecer “a verdade que liberta” – Jo 8,31-32 e santifica – Jo 17,17. Seguir a Jesus é viver do “Espírito da verdade” – Jo 14,17 que o Pai envia em seu nome – Jo 14,26 e conduz “a toda a verdade” - Jo 16,13. Jesus ensina a seus discípulos o amor incondicional da verdade: “Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não” – Mt 5,37’. CIC 2466.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai pela vossa imensa graça e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai, porque nos amas com amor eterno – Sl 136 e nos enviastes Jesus, consubstancial a vós e uno com o Senhor – Jo 10,30, para nos testemunhar o vosso amor na pessoa dele e agradecidos, o acolhemos com amor ... Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos compreender a vossa vontade em Jesus Cristo, para nos resgatar e nos reconciliar com o Senhor - Hb 9,15; 1Pd 1,18-19; 2Cor 5,18, porque o Senhor ‘não quer a morte do pecador, mas que ele volte, se converta e tenha vida’ – Ez 33,11! Ajuda-nos Pai, a caminharmos com Jesus nas veredas do Senhor, porque Jesus é Luz, é Caminho, Verdade e Vida para nos conduzir a vós – Jo 14,6, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a vivenciarmos com fidelidade a Palavra do Senhor, a observância e a prática dos seus mandamentos, porque ‘é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho’ – Sl 119,105! Amém!

Brasília-DF., 08 de abril de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário