1.4.19

JOÃO 4,43-54 - CURA DO FILHO DE UM FUNCIONÁRIO REAL : REFLEXÃO DE ANINHA




A onisciência, onipresença e onipotência que nosso Deus é, estendeu-as a Jesus, seu Filho amado – Mt 17,5; e Jesus nos exorta a termos fé – Mc 9,23, uma fé que não duvida – Mt 21,21, para sermos merecedores das graças do Pai, dentre outros, como a fé do centurião romano que pediu a Jesus a cura de seu empregado e  Jesus, mesmo sem vê-lo e nem em estar com ele, o curou, à distância – Mt 8,5-13!

No evangelho de hoje, quando Jesus acolhe o pedido do pai aflito pela cura do filho que se encontrava na iminência de morte, Jesus também, o cura à distância, e o pai ao saber que seu pedido fora atendido, pelo poder e pela graça de Jesus operando na vida do filho, abraçou a fé, juntamente com toda a família...

Caríssimos, a bondade de Deus é eterna, infinita, e tal qual o Pai, é o Filho... Esta passagem, testemunha para mim, a voz do povo que ora: ’Peça à Mãe, que o Filho atende” e fez-me recordar a aparição de Nossa Senhora de Guadalupe a Juan Diego, carinhosamente chamado por ela de Dieguito, no México, em 1531, quando ele, um tanto aflito, estava preocupado com o tio doente... Nossa Senhora o tranquilizou e disse-lhe que o tio fora curado e que estava bem; ao chegar em casa, Dieguito assim o encontrou... E Dieguito, ao ouvir Nossa Senhora, torna-se o Portador da Imagem, Ícone, de Nossa Senhora de Guadalupe, mistério divino que a todos encanta...

'Naquele tempo, Jesus partiu da Samaria para a Galileia. O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho.
                                             

Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora. Enquanto descia para Ca­farnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.' João 4,43-54.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai, porque a vós, assim como a Jesus Cristo, podemos recorrer e apresentar as nossas preocupações, angústias, tribulações e o Senhor vem em nosso auxílio e cuida de nós – 1Pd 5,6-7! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para compreender que não estamos sozinhos, porque Jesus está conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28,20, desde que acreditemos, confiemos esperemos nele... Está em vós – Jo 10,38, está na Palavra, nos Sacramentos, está na Eucaristia, por ele instituída para fazermos em sua memória – Lc 22,19-20, quando então, ele permanece em nós e nós nele – Jo 6,56! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a buscarmos sempre Jesus em todas as circunstâncias de nossas vidas, porque ele nos salva, nos liberta, nos santifica – Jo 4,42; 8,32; 17,17.  Ele, é o Caminho, a Verdade e a Vida, que nos conduz ao Pai - Jo 14,6! Amém!

Brasília-DF., 1º de abril de 2019
 Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário