9.4.19

JOÃO 8,21-30 - ORIGEM E DESTINO DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA





O testemunho de pessoas que viveram ou estejam vivendo uma nova e melhor experiência de vida, pode nos incentivar a imitá-las ...

Em nossos dias, muitos brasileiros – jovens profissionais, estão emigrando para outros países em busca de algo melhor...

Nosso Deus e Pai enviou-nos Anjos, Patriarcas, Profetas e no tempo favorável enviou-nos seu Filho unigênito – Jesus Cristo, Jo 1,14.18; 3,16.18; 1Jo 4,9, que em tudo O agradou – Jo 8,29, para nos revelar o seu amor, a sua misericórdia para uma vida nova, nele, Cristo – 2Cor 5,17; Ap 21,5! Mas, aos que fora enviado, muitos não acreditaram e não o acolheram...

'Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: “Eu parto, e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?” Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.                                              


Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”. Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.' João 8,21-30.

Diz-nos a Igreja que ‘A verdade da divindade de Jesus é confirmada pela sua Ressurreição. Dissera Ele: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que EU SOU” – Jo 8,28. A Ressurreição do Crucificado demonstrará que ele era verdadeiramente “Eu sou”, o Filho de Deus e Deus mesmo. S. Paulo pôde declarar aos judeus: “A promessa feita a nossos pais, Deus a realizou plenamente para nós... ressuscitando Jesus como também está escrito nos Salmos: ‘Tu és o meu filho, eu hoje te gerei’” – At 13,32-33; Sl 2,7. A Ressurreição de Cristo está estreitamente ligada ao mistério da Encarnação do Filho de Deus. É o seu cumprimento segundo o desígnio eterno de Deus.’ CIC 653.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador! Graças Pai, porque Jesus ao ser elevado na Cruz, tornou-se ‘um instrumento no qual “foi entregue por causa de nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação” – Rm 4,25’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado na força de vosso Espírito Santo, dai-nos a graça de perseverarmos na fé ao reconhecermos 'ser a Cruz de Cristo, o instrumento de nossa salvação, a porta que nos convida a entrar e participar do vosso mistério de amor, e com São Paulo proclamar: “Com Cristo, eu fui pregado na cruz. Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim”' – Gl 5,10! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a acolhermos Jesus, vivenciando a sua Palavra, testemunhando-a e anunciando-a, em gestos, palavras e ações, aonde quer que nós estejamos, amém!

Brasília-DF., 09 de abril de 2019
  Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário