3.4.19

JOÃO 5,17-30 - DISCURSO SOBRE A OBRA DO FILHO : REFLEXÃO DE ANINHA





Nosso Deus e Pai nos amou primeiro – 1Jo 4,10.19 e com paciência e perseverante ação através de mensageiros diversos, delegou-lhes missões para nos ensinar a fazer a sua vontade, mas, sem obter o êxito almejado... E, no tempo favorável, enviou seu próprio Filho - Jo 3,16, que em tudo fez a sua vontade e lhe foi agradável – Jo 4,34; 6,38, para nos revelar que somos filhos amados , e por tão grande amor do Pai de Jesus Cristo para conosco, o que seremos, ainda não se manifestou – 1 Jo 3,12! Aguarda-nos, uma divina surpresa de uma nova e bela vida, sem fim...

Caríssimos, parei um pouquinho e meditando a vida em comunidade cristã que vivemos aqui, dia a dia, em clima de fraternidade, acolhida e amizade sincera, entre nós mesmos, e para com quem chega, e que é muito bom, fico a imaginar, que melhor ainda será, com o Pai, na sua Morada Eterna – Jo 14,1-3!

'Naquele tempo, Jesus respondeu aos judeus: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. Então, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque, além de violar o sábado, chamava Deus o seu Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus. Tomando a palavra, Jesus disse aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer. De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.                                           


Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna. Não será condenado, pois já passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. Porque, assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. Além disso, deu-lhe o poder de julgar, pois ele é o Filho do Homem. Não fiqueis admirados com isso, porque vai chegar a hora, em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a voz do Filho e sairão: aqueles que fizeram o bem, ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, para a condenação. Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Eu julgo conforme o que escuto, e meu julgamento é justo, porque não procuro fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.' João 5,17-30.

Jesus escolheu, chamou e ensinou os apóstolos que ele quis ... Diz-nos a Igreja que “Ele os associa à missão que recebeu do Pai: como “o Filho não pode fazer nada por si mesmo” – Jo 5,19.30, mas recebe tudo do Pai que o enviou, assim os que Jesus envia nada podem fazer sem ele – Jo 15,5, de quem recebem o mandato de missão e poder de exercê-lo. Os Apóstolos de Cristo sabem, portanto, que são qualificados por Deus como “ministério da aliança nova” – 2Cor 3,6, “ministros de Deus” – 2Cor 6,4, “embaixadores de Cristo” – 2Cor 5,20, “ministros de Cristo e administradores dos mistérios d Deus” – 1Cor 4,1. CIC 859

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque nos amas com amor eterno – Is 43,4; Jr 31,3, e Jesus nos ensina a viver a vida nova já aqui na terra, escutando-o, como se a vós escutássemos, em vós acreditando para  fazer a vossa vontade, seremos merecedores da vida eterna – Jo 5,24! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e infunde em nós a fé, a esperança, a caridade, a perseverança para escutar o Senhor - Jo 18,37, anunciar, vivenciar e testemunhar a vossa presença em nossas vidas, porque estás sempre perto quando vos invocamos, quando vos invocamos lealmente – Sl 145!  Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós a fim de escutarmos e seguirmos Jesus! Ajuda-nos Mãe, a imitarmos Jesus, a imitarmos a Senhora, para fazer a vontade do Pai! Amém!

Brasília-DF., 03 de abril de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário