4.4.19

JOÃO 5,31-47 - O TESTEMUNHO DO PAI : REFLEXÃO DE ANINHA








Em nosso tempo, a Igreja,  à luz do Espírito Santo nos ensina com fundamento nos testemunhos dos nossos antepassados contidos nas Escrituras, os ensinamentos, as experiências por eles vividos e experimentados no decorrer de suas vidas, o que facilita a nossa compreensão e adesão à fé em Deus e em nosso Senhor Jesus Cristo. Mas, no tempo de Jesus não era assim e mesmo hoje, ainda existem pessoas que não o conhecem...

Jesus, acolhido por uns, rejeitado por outros – Jo 11,47-48, explica a estes que não o aceitam, a sua origem divina e a Missão a que veio, como nos narra João no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: “Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me concedeu realizar.
                                           


As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz nem vistes sua face, e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou. Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! Eu não recebo a glória que vem dos homens. Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis. Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?” – João 5,31-47.

Pai Santo, Deus Eterno e todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho amado – Mt 17,5! Graças Pai, pelo vosso amor para conosco, enviando-nos Jesus – ternura e misericórdia que até a um toque em sua roupa – Mt 14,36, curava, e em sua presença, além de curar, perdoava àqueles e àquelas que tinham fé – Mc 2,5; 3,28, e assim o fez, até o seu último suspiro na Cruz - Lc 23,39-43! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, ilumina a nossa mente, o nosso coração para compreender o quanto o Senhor é benevolente, compassivo e em Jesus Cristo, realiza a Obra para a nossa salvação que o Senhor preparou para cada um de nós, que reconhece em Jesus, a vossa presença amorosa, no meio de nós! Ajuda-nos, ó Pai, a acolhermos Jesus, Caminho, Verdade e Vida que nos conduz, a vós – Jo 14,6! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, graças Mãe pela vossa fé e testemunho de confiança em Deus, que com o vosso ‘sim’ nos trouxe Jesus Cristo, o Emanuel: “Deus está conosco” – Mt 1,23; 28,16s! Ajuda-nos Mãe, a sermos dóceis, obedientes à Palavra de Deus 'para que faça morada em nossos corações'! Amém! 


Brasília-DF., 04 de abril de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário