2.4.19

JOÃO 5,1-16 - O ENFERMO DE BETESDA : REFLEXÃO DE ANINHA





Diz-se que a esperança é a última que morre... O paralítico do evangelho de hoje narrado por João, o amado do Senhor – Jo 13,23, nos revela tal esperança confiante, acumulada dia a dia, por longos 38 anos... A espera de ser curado e a sua perseverança, redundaram em sua cura total – corpo e alma pois seus pecados foram perdoados, porque ele acreditou e confiou em Jesus quando lhe disse para se levantar, pegar a cama – sobre a qual estava a tanto tempo, e andar: ele obedeceu e o milagre aconteceu...

Carregar a cama em dia de sábado, não era permitido fazê-lo e o ex-paralítico para defender-se dos algozes que o censuraram,  justificou não estar fazendo por ele mesmo, mas, que fora mandado por outrem, que até então não sabia quem era... Somente mais tarde, quando Jesus lhe disse estar curado e admoestou-o para não pecar, ele o reconheceu e provavelmente para livrar-se de uma punição, o denunciou...

'Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados - cegos, coxos e paralíticos - esperando que a água se movesse. De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.
                                            


Aí se encontrava um homem que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e, sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. Jesus disse: “Levanta-te, pega a tua cama e anda”. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.' João 5,1-16.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno – Sl 136 e Jesus, como o Senhor, é compassivo e misericordioso, cura não somente o nosso corpo, mas também a nossa alma ao perdoar os nossos pecados, mesmo sabendo que tal ato de amor na opinião de alguns que não o consideravam o Deus feito homem – Jo 1,14 e vendo nele “um homem” que se faz Deus – Jo 10,33, julgaram-no blasfemo – CIC 594. E como em Nazaré, ele prosseguia o seu caminho - Lc 4,30! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, infunde em nós a fé, a esperança e a perseverança para sempre buscar Jesus, vosso Filho amado, em todas as circunstâncias de nossas vidas e aonde quer que nós estejamos... Ajuda-nos Pai, a anunciar, vivenciar, testemunhar aos irmãos a vossa graça e ternura que em Cristo Jesus, tens por cada um de nós que acredita, confia e espera em vós! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos obedientes ao Senhor e sempre gratos pelo amor, ternura e cuidados que o Pai e Jesus têm, por cada um de nós, amém!

Brasília-DF., 02 de abril de 2019
  Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário