29.4.19

JOÃO 3,1-8 - CONVERSA DE JESUS COM NICODEMOS : REFLEXÃO DE ANINHA





A nossa árvore genealógica nos mostra a nossa origem, sendo a raiz e o seu tronco, representados pelos nossos ancestrais, e à medida que vamos nos unindo pelo enlace matrimonial com outras pessoas e gerando filhos, a árvore vai se estendendo em galhos no alto e raízes, no chão...

Quando plantamos uma árvore frutífera, ela necessita de cuidados, de água, poda e fertilizante para favorecer, impulsionar o crescimento, floração e frutificação... O interessante é que não se coloca o fertilizante na raiz, mas faz-se um sulco circular no chão, acompanhando os ramos, as pontas dos galhos, para que o fertilizante possa agir nas pontas das raízes no chão e estas, ajudem a sustentar os ramos novos...

Do que acima descrevi, penso ser, a nossa vida espiritual... Pois Jesus nos diz, ser a Videira - a árvore frutífera, e nós os ramos; é ele que nos fortalece – Jo 15, 1-17; é o nosso liame de amor que se une a nós, para que estejamos unidos,  a ele, porque ele está unido ao Pai – Jo 10,30; é o Caminho, a Verdade, a Vida que nos conduz à morada eterna de Deus - Jo 14,6; 1-3!

Caríssimos, estamos aqui, preparando-nos para a vida eterna – Jo 3,15, que nosso Deus e Pai tem reservado para nós em Cristo Jesus... Nicodemos sabe que Jesus é especial, por isso o procura e se encontra com ele; e Jesus, dialogando com Nicodemos, revela a ele e a nós, o 'passo a  passo de como devemos caminhar',  para merecermos o Reino do Pai:

'Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”. Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?” 

                                              

Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.' João 3,1-8.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho amado – Mt 17,5! Graças Pai, porque todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de vós, e todo o que ama ao que gerou ama também o que dele nasceu - 1Jo 5,1. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo - força do vosso amor para cada um de nós e ilumina a nossa mente, o nosso coração para acolhermos Jesus, acolhendo  os irmãos e amando-os, como o Senhor os ama, porque o vosso amor para conosco se realiza pelo nosso amor ao próximo – 1Jo 3,14,17-19;4,20. Ajuda-nos Pai, a testemunharmos a nossa fé, caminhando nas veredas do Senhor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelas nossas famílias e ajuda-nos Mãe a apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista os bens eternos! Amém!

Brasília-DF., 29 de abril de 2019

  Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário