A harmoniosa convivência acontece quando respeitamos os limites do próximo e temos o nosso limite preservado... Assim, a boa educação poderá nos abrir oportunidades, para alcançarmos o bem que necessitamos...
Jesus era amado e respeitado por muitos que queriam estar com ele... Em certa ocasião, quando um escriba lhe diz que o seguirá para onde quer que ele for, Jesus lhe responde que as raposas têm tocas e as aves do céu, ninhos; mas ele, o Filho do Homem, não tem onde reclinar a cabeça – Mt 8,18-22.
No evangelho de hoje, Jesus, sabendo da traição de Judas e que a hora de sua Paixão, Morte e Ressurreição estava chegando, quis celebrar a última ceia com os seus discípulos e serviu-se da boa vontade de ‘certo homem’, que provavelmente o conhecia, enviando-lhe mensageiros, para dizer-lhe que celebraria a Páscoa na casa dele, para estar com os seus discípulos, e assim aconteceu...
'Naquele tempo, um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus. No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”.
Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?” Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.' Mateus 26,14-25.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno – Sl 136 e nos enviastes Jesus para nos salvar – Jo 3,16. Graças Pai porque o demônio foi lançado abaixo, e Jesus, elevado, da terra, atraiu todos a ele – Jo 12,31-32. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para reconhecer e discernir o mal em nossas vidas... Livra-nos Pai da desobediência de Eva e Adão – Gn 3, que perderam o Paraíso; livra-nos Pai do egoísmo, da falsidade, da idolatria do dinheiro que mata e que inundaram o coração de Judas, e, sob à ação do maligno, perdeu a sua própria alma – Mt 26,15.24!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para ‘não cairmos em tentação, mas que o Senhor nos livre de todo mal’, e dos maus. Ajuda-nos Mãe, a não 'sermos traidores da vida e do amor', amando-nos e respeitando-nos mutuamente, como o Senhor nos ama, amém!
Brasília-DF., 17 de abril de 2019
Ana Pinto de Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário