16.4.19

JOÃO 13,21-33.36-38 - ANÚNCIO DA TRAIÇÃO. A NEGAÇÃO PREDITA : REFLEXÃO DE ANINHA





Quando temos uma má notícia a dar a respeito de algo que temos em comum com as demais pessoas do nosso grupo social-comunitário, regra geral, poderemos ficar emotivos, constrangidos, quando precisamos lhes falar...

A verdade de nossas palavras em gestos e ações, cria, no meio onde convivemos, confiança, respeito-mútuo, amizade... Amamo-nos uns aos outros e assim como poderemos ser portadores de boas notícias, também poderemos compartilhar iminentes eventos, que porventura, venham afetar, atingir, de forma negativa, todo o grupo...

Depreende-se no evangelho de hoje, que assim agiu Jesus com seus discípulos: dentre outros, fez-lhes um primeiro anúncio, segundo e terceiro anúncios de sua Paixão, Morte e Ressurreição – Mc 8,31; 9,31; 10,33-34... Compartilhou com os três mais próximos, Pedro, Tiago e João, a sua Transfiguração – Mt 17,1-13, para infundir-lhes esperança nos desígnios divinos do Pai!

E, hoje, Jesus faz o anúncio da traição de Judas, e revela a infidelidade de Pedro para com ele; e que se efetivaram...

'Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?” Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”.
 Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do pedaço de pão, satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”. 
                                           


Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: “Compra o que precisamos para a festa” ou que desse alguma coisa aos pobres. Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”. Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas me seguirás mais tarde”. Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo, o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.' João 13,21-33.36-38. 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque Jesus ‘é o vosso Verbo Eterno, designado antes de todos os séculos a ser causa da nossa salvação, fazendo-nos participantes da natureza divina – Ef 1,4’. Graças Pai, porque ‘no sacrifício redentor de Cristo, todas as nações, tanto quanto Israel, serão reconciliadas convosco, pois todos, judeus e pagãos, pecaram e estavam privados da comunhão com ele – Rm 3,23’. Graças Pai, porque, ‘assim, Cristo, o Verdadeiro Servo do Senhor, no Sacrifício da Paixão, uma aparente derrota em sua missão, alcançará para todos a maior vitória: a de sermos filhos no Filho e herdeiros da Vida Eterna’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Liturgia

Pai Amado, na unção e na força de vosso Espírito Santo, vinde em nosso auxílio e ajuda-nos Pai a sermos autênticos, sinceros e verdadeiros, perseverantes e fiéis na fé em nosso Senhor Jesus Cristo, vivenciando, testemunhando e anunciando a vossa Palavra às Nações, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores para que nos livre do mal e dos maus, amém!

Brasília-DF., 16 de abril de 2019
  Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário