6.4.19

JOÃO 7,40-53 - OPINIÃO DOS FARISEUS A RESPEITO DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA





Conjecturar, deduzir, a respeito da impressão que se tem de uma pessoa que se viu há pouco tempo, pode nos induzir a erros de opinião, porque ainda não a conhecemos devidamente...

Recomenda-se ter uma uma atitude em relação à conduta de qualquer pessoa - que consideramos ser inadequada em determinadas situações, de aproximarmo-nos das pessoas que convivem com ela e informarmo-nos sobre ela, quando então, poderemos emitir nossa opinião...

Jesus, verdadeiramente , é o Filho de Deus e desde adolescente causou admiração aos doutores da Lei, surpreendendo, seus pais, Maria e José - Lc 2,41s. Jesus, adulto, no Templo, gerou divisão entre os que gostaram de ouvi-lo e aqueles que faziam conjecturas sobre a sua origem... Porém, um dos fariseus, reagindo de forma sensata, equilibrada, acalmou os ânimos exaltados, como nos narra João no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas diziam: “Este é, verdadeiramente, o Profeta”. Outros diziam: “Ele é o Messias”. Mas alguns objetavam: “Porventura o Messias virá da Galileia? Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi? ” Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram: “Por que não o trouxestes? ”
                                              


Os guardas responderam: “Ninguém jamais falou como este homem”. Então os fariseus disseram-lhes: “Também vós vos deixastes enganar? Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita! ” Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: “Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?” Eles responderam: “Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta”. E cada um voltou para sua casa.' João 7,40-53.

Pai Santo, Deus Eterno e todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque o incidente do evangelho de hoje nos ensina a sermos ponderados em nossas considerações e pontos de vista, a respeito do próximo, aonde quer que nós estejamos! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, acreditamos, que como nos destes dois ouvidos e dois olhos, e uma boca, são para bem ouvirmos, bem enxergarmos e falarmos com cautela, respectivamente, porque uma palavra não refletida, poderá magoar, gerar sofrimentos e divisões no meio onde nos encontramos ... Dai-nos ó Pai, ‘observar a palavra do Senhor , de reto coração, a fim de produzirmos muitos frutos, até o fim perseverantes!’ – Lc 8,15! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula, dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a como a Senhora, guardarmos os ‘fatos’ primeiramente no coração – Lc 2,51, meditando-os à luz da Palavra do Senhor, para então emitirmos nossa impressão e opinião... Amém!


Brasília-DF., 06 de abril de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário